ENVIE SUAS DENUNCIAS E VÍDEOS PARA NOSSO E-MAIL: @REDACAOFOLHADEGUARULHOS.COM.BR

Prefeitura de SP triplica abertura de dados e chega a 95% de adesão à política de transparência

A Prefeitura de São Paulo triplicou o conjunto de bases que serão abertas no Plano de Transparência e Dados Abertos, uma iniciativa para que as entidades da gestão municipal deem mais transparência às suas bases de dados. Na prática, isso permite um maior controle social das políticas públicas, ou seja, facilita a fiscalização dos atos da gestão pelos munícipes.

A adesão ao Plano de Transparência chegou a 94,7% dos órgãos municipais, e, só neste ano, 334 conjuntos de dados receberam autorização para serem abertos, três vezes mais que em 2025, quando 115 bases foram contempladas.

Ao serem abertos, os dados são mais publicizados, e o cruzamento das informações permite que a sociedade civil acompanhe a execução e a eficiência das políticas públicas.

O Plano de Transparência é coordenado pela Controladoria Geral do Município. O órgão observou um “maior engajamento” de secretarias, subprefeituras, autarquias e empresas municipais “na identificação e registro de suas bases de dados”. Em um ano, a adesão ao programa entre os órgãos municipais cresceu 30%.

A área de administração e gestão possui o maior volume de dados catalogados, com 248 bases, seguida por saúde e bem-estar, com 142, e infraestrutura e urbanismo, com 108.

Avatar photo

Por Redação Folha de Guarulhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *