A Defesa Civil de São Paulo emitiu no início da tarde desta segunda-feira, 17, um alerta de risco para a Baixada Santista devido à possibilidade de chuva forte, raios e queda de granizo. O aviso foi enviado pelo Cell Broadcast às 13h15. Na capital paulista, o órgão colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos diante do avanço de uma frente fria.
Segundo a Defesa Civil, as instabilidades devem ganhar força ao longo da tarde e atingir também o litoral norte, o Vale do Paraíba, a Grande São Paulo e a região de Campinas. O alerta para chuvas intensas permanece válido até terça-feira, 18.
A Prefeitura de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), já havia decretado estado de atenção às 12h35. A frente fria mudou o padrão do tempo no litoral e trouxe precipitações isoladas para a capital, com potencial para formação de pontos de alagamento.
As autoridades recomendam que a população evite áreas alagadas, redobre a atenção no trânsito e acompanhe as atualizações oficiais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta laranja de perigo para tempestades em São Paulo e outras regiões do Brasil ao menos até a terça-feira, 18.


