Os carros mais vendidos da Europa ainda são a combustão

No primeiro semestre deste ano, as vendas de veículos novos na Europa recuaram 0,3%. O número, que aparentemente indica estabilidade, inclui a retração de 4,4% nos emplacamentos registrados em julho. Porém, dois dados chamam a atenção: a liderança dos carros com motor a combustão e o avanço de marcas chinesas no caso dos elétricos e híbridos.

O primeiro está ligado ao arrefecimento do avanço da eletrificação, sobretudo por causa da redução, ou mesmo suspensão, de incentivos dos governos para a compra de modelos eletrificados. O segundo tem a ver com a dificuldade de as fabricantes ocidentais competirem com o baixo preço das gigantes com sede na China.

A ponta de lança desta invasão chinesa por meio de veículos eletrificados é a BYD. Com 41.300 emplacamentos, ela ficou à frente da Ford, por exemplo. E, a despeito da retração das vendas da Tesla, o Model Y mantém o posto de veículo elétrico mais vendido da Europa.

Seja como for, os carros com motores a combustão, e de marcas tradicionais, ainda são os preferidos dos europeus. Evidentemente, isso tem a ver com preços. Mas também com as incertezas econômicas que afetam vários países da região.

É o caso da Romênia, que viu as vendas de novos caírem pela metade no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2024. Porém, mesmo mercados mais bem estruturados, caso da Itália e até mesmo da Alemanha, têm registrado declínio nos emplacamentos.

Voltando à Romênia, é justamente um Dacia, carro da marca criada lá e integrante do Grupo Renault, o mais emplacado da Europa no acumulado dos seis primeiros meses do ano. Trata-se do Sandero, nome bem conhecido no Brasil.

Na sequência vem o Renault Clio e na terceira posição há outro francês, o Peugeot 208. Ou seja: três compactos baratos lideram o topo do ranking dos dez mais emplacados.

Três modelos da Volkswagen, um da Citroën e mais um da Dacia e outro da Peugeot também estão na lista. Único de marca de fora da Europa, o Toyota Yaris Cross ficou com a décima posição.

Confira o ranking abaixo:

OS 10 + VENDIDOS DA EUROPA

JANEIRO A JUNHO DE 2025

1º DACIA SANDERO 128.842
2º RENAULT CLIO 122.489
3º PEUGEOT 208 109.146
4º VOLKSWAGEN T-ROC 106.118
5º VOLKSWAGEN GOLF 104.168
6º VOLKSWAGEN TIGUAN 97.508
7º DACIA DUSTER 97.188
8º PEUGEOT 2008 96.378
9º CITROËN C3 95.891
10º TOYOTA YARIS CROSS 95.513

FONTE: JATO

Deixe um comentário