A Xá de Cana, bebida alcoólica em lata feita com caldo de cana, limão e cachaça, foi criada por Sthella Lima, ex-auditora que decidiu mudar de vida e apostar no empreendedorismo. Lançada em dezembro de 2023 com uma produção inicial de apenas 3 mil latinhas, a marca explodiu no Carnaval de Minas Gerais de 2024, vendendo 200 mil unidades em três meses e chamando a atenção do mercado.
Com insumos majoritariamente locais e fabricação terceirizada, a bebida saiu de 25 pontos de venda em 2024 para 200 atualmente.
A produção mensal atual dos drinques gira em torno de 40 mil latas por mês, com meta de alcançar 55 mil até o fim do segundo semestre.
A marca também começou a fechar com pontos de revenda em São Paulo neste ano.
Ainda em fase de estruturação, a empresa tem operação enxuta.
O sucesso rápido da Xá de Cana mostra como uma receita simples e uma boa leitura de mercado podem transformar uma ideia em um produto de grande alcance.