Seis meses após surgir dentro de uma caixa de LEDs, que dificultavam ver suas linhas, no Rock in Rio, o Tera foi revelado em pleno carnaval carioca. O novo SUV de entrada da Volkswagen foi apresentado ao público no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, onde desfilam as escolas de samba do Rio de Janeiro. Conforme o CEO da empresa no Brasil, Ciro Possobom, o modelo inédito vai ser um dos carros mais vendido do País.
O Tera será feito em Taubaté, no interior paulista, e deverá ter preço acessível. Embora os valores não tenham sido divulgados, deverão partir de cerca de R$ 110 mil. Para isso, o novato utiliza a mesma plataforma (MQB-A0) do hatch Polo, com o qual compartilha vários componentes, como a mecânica, por exemplo.
Assim, vai ser rival direto de Fiat Pulse e Renault Kardian, que inauguraram a categoria de mini SUVs de entrada no País. O lançamento é esperado para abril, com entregas a partir do meio do ano.
O Tera faz parte dos 16 lançamentos prometidos pela VW no Brasil até 2028. Desse pacote, fazem parte atualizações de carros que já existem, como os SUVs compactos T-Cross e Virtus, cujas novas linhas foram lançadas no ano passado.
Entretanto, para o lançamento o Terá será oferecido em versões mais completas. Por ora, a marca detalhes da configuração de topo, Outfit.
Esta deverá trazer o mesmo motor 1.0 170 TSI do Polo. O três-cilindros com turbo e tecnologia flexível gera potência de até 116 cv (com etanol) e torque de 16,8 kgfm, independentemente do tipo de combustível no tanque. O câmbio será manual de cinco velocidades ou automático de seis.
TERA VIRÁ COM ADAS
E, assim como antecipamos no Jornal do Carro, o novo VW virá com ADAS. Ou seja, recursos de assistência ao motorista e condução semiautônoma.
Além de versões com motor turbo, o Tera deverá ser oferecido também em opção mais acessível com o 1.0 MPI do Polo Track. O tricilíndrico aspirado produz até 84 cv de potência e 10,3 mkgf de torque a partir das 3 mil rpm. Nesse caso, há somente a transmissão é manual de seis velocidades.
Com dimensões próximas às do Polo, o inédito SUV pequeno deve chamar a atenção pelo desenho moderno – a impressão é de que ele é maior do que o hatch. Na dianteira, os faróis, conectados pela grade, seguem o padrão da marca. As luzes de uso diurno formam traços na parte superior.
As lanternas traseiras com luzes de LEDs e em posição elevada, contribuem para dar um aspecto mais parrudo ao carro.
O painel tem linhas na vertical e o multimídia tem tela de 10 polegadas. Entre os opcionais, haverá internet nativa.