Um caso preocupante mobilizou a Guarda Civil Metropolitana (GCM) na tarde do último domingo (6), no bairro Grajaú, na zona sul da capital paulista. Um homem de 33 anos foi preso em flagrante após furtar um carro onde estavam duas crianças com transtorno do espectro autista, de 11 e 15 anos. Felizmente, as vítimas foram encontradas em segurança e sem ferimentos.
De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o padrasto das crianças, de 47 anos, seguia para o supermercado quando decidiu oferecer carona a um vizinho. Ao parar o veículo por alguns instantes para chamar um amigo, deixou as crianças no banco de trás. Foi nesse momento que o suspeito, também vizinho da família, assumiu a direção e levou o carro.
Assim que percebeu o sumiço do veículo, o homem acionou a GCM, que utilizou o sistema de rastreamento instalado no automóvel para localizar o suspeito em uma via próxima, a Rua Três Corações.
O indivíduo foi detido pelos agentes e apresentava sinais evidentes de embriaguez. Ele não possui carteira de habilitação e foi conduzido à 101ª Delegacia de Polícia, no Jardim Imbuias, onde permanece à disposição da Justiça.
O caso foi registrado como furto de veículo, embriaguez ao volante, condução sem habilitação e exposição de menores a situação de risco. As autoridades destacaram que, apesar do susto, as crianças estavam ilesas e já se encontram com a família.