Contratado no início do ano para reforçar o elenco do Santos em seu retorno à elite do futebol nacional, o volante Zé Rafael foi apresentado somente nesta sexta-feira, de forma oficial. Logo na sua chegada, ele foi submetido a uma cirurgia na coluna, passou pelas fases de recuperação e, agora em forma, tem chances de fazer a sua estreia na equipe. Apto a voltar, ele afirmou, no entanto, que esteve muito perto de pendurar as chuteiras.
“Cheguei a pensar em parar de jogar. Conversei com os médicos e falei que, se tivesse que passar pelas dores dos últimos anos, eu não iria continuar. Era insuportável. Isso me limitava muito. Eram 24 horas com dor. O ano passado foi extremamente desgastante. Mas agora, com a cirurgia, é vida nova: buscar a minha melhor condição física, técnica e mental para fazer o melhor possível”, afirmou o jogador.
Após consultar a família e decidir pela sequência da carreira, o jogador espera agora voltar a fazer o que mais gosta, que é jogar futebol. “Vou trabalhar muito para evoluir. Fiz uma cirurgia nova, que nenhum atleta da modalidade tinha realizado e estamos nos adaptando. Na parte tática, posso fazer o primeiro homem de meio-campo, segundo volante ou o terceiro, como era no Bahia. Estou preparado para atuar e espero que seja breve (esse retorno).”
Experiente, ele comentou sobre o momento turbulento do clube, mas disse acreditar na retomada. O ex-jogador do Palmeiras comentou sobre o perfil do elenco e elogiou a qualidade de seus companheiros, que agora precisam se adaptar ao estilo de trabalho do recém-chegado técnico Cléber Xavier.
“Acho que a nossa equipe tem grandes jogadores, atletas com qualidade e capacitados para jogar em alto nível. Às vezes o que realmente falta é acreditar em si próprio e também no time. Isso é de cada um. Vivenciando o dia a dia, vejo que os companheiros são muito competitivos”, afirmou.
Na classificação do Campeonato Brasileiro, a situação da equipe é bastante preocupante. Com quatro pontos em sete rodadas, a equipe da Baixada ocupa o penúltimo lugar, vem de três derrotas seguidas e só está à frente do lanterna Sport. Neste fim de semana, o Santos tenta se reabilitar diante do Ceará. Marcado para segunda-feira, o confronto vai ser realizado no Allianz Parque.