Volkswagen vai lançar híbridos flex no Brasil a partir de 2026

A Volkswagen vai eletrificar toda sua gama de veículos no Brasil e demais países da América do Sul a partir de 2026. A marca oferecerá modelos com sistema híbrido leve, híbrido completo e plug-in (baterias recarregáveis em tomadas).

A montadora também informou que a produção do primeiro veículo com a nova plataforma MQB37 na região será na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O modelo terá sistema HEV, ou seja, com motores a combustão e elétrico. A novidade é que o primeiro será flexível, tal como os pioneiros Toyota Corolla (sedã) e Corolla Cross (SUV). O futuro VW será baseado no T-Roc recém-lançado na Europa.

Do evento em que foram feitos os anúncios, na sexta-feira, na fábrica Anchieta, participaram o chairman executivo da Volkswagen América do Sul, Alexander Seitz e o presidente e CEO da VW do Brasil, Ciro Possobom. Bem como o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

Segundo Alckmin, o Brasil lidera o desenvolvimento de veículos a combustíveis sustentáveis no mundo. Além disso, ele destacou a importância de investimentos em sistemas de segurança. Dos R$ 2,6 bilhões liberados pelo BNDES para a VW, R$ 136 milhões são destinados à ampliação da oferta do sistema ADAS.

NOVA PLATAFORMA. Uma das principais novidades da plataforma MQB37, também chamada de MQBEvo, é justamente o sistema híbrido HEV. No europeu T-Roc, o conjunto combina motor 1.5 TSI a um módulo elétrico, compressor de ar-condicionado elétrico e pacote de baterias de íons de lítio. Haverá versões com potências de 136 cv e 170 cv. Em ambas, o torque será de 31,2 mkgf.
Não há confirmação desse conjunto no País. Seja como for, aqui a MQB37 deverá estar nas novas gerações de Nivus e T-Cross, além do SUV médio inédito sucessor do Taos.

A MQB37 é maior do que a MQB 27, usada nos compactos Polo e Virtus. Estes terão sistema híbrido leve com bateria de 48 Volts. Para carros maiores, como a nova geração da Amarok, que deve vir em 2027, deve haver opções híbridas do tipo HEV e PHEV (plug-in).

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Por Redação Folha de Guarulhos.

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