A venda de carros eletrificados segue em expansão no País. Em janeiro, a categoria emplacou 23.706 unidades – alta de 88% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Já em relação a dezembro de 2025, houve queda de 30%. A retração se justifica por gastos sazonais com IPTU, IPVA, matrícula e material escolar.
Esse desempenho elevou a participação de mercado dos eletrificados para 15% do total de veículos leves vendidos no Brasil em janeiro (162.484 unidades). O último mês do ano passado, por sua vez, teve recorde da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), com 33.905 unidades.
“O bom desempenho dos eletrificados reflete o amadurecimento do ecossistema da eletromobilidade no País”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Esse amadurecimento envolve não apenas a ampliação do portfólio de modelos disponíveis, mas avanços na infraestrutura de recarga, mais familiaridade do consumidor com as novas tecnologias e estratégias mais criativas das montadoras no mercado nacional”, completou.
Com 2.840 unidades, o BYD Dolphin Mini foi o elétrico mais vendido do País.


