O presidente do Conselho Europeu, António Costa, endossou a necessidade de a União Europeia e o Japão ampliarem a cooperação para defesa do multilateralismo e das cadeias de minerais críticos.
Em declaração de imprensa após reunião em Tóquio com representantes do governo japonês, Costa salientou que o encontro teve o objetivo de fortalecer a parceria com ações concretas – especialmente em três áreas-chave: segurança e defesa, multilateralismo e segurança comercial e econômica. “Segurança e defesa estão agora no centro do engajamento global da UE. A segurança da Europa está interligada à segurança no Indo-Pacífico”, observou.
“Estamos unidos na defesa de uma ordem econômica previsível e baseada em regras, tendo a OMC como seu núcleo”, pontuou, citando a crescente incerteza.
Os comentários foram na mesma linha do posicionamento da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que enalteceu a necessidade de a União Europeia trabalhar com o Japão “para combater a coerção econômica e abordar práticas comerciais desleais”, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira.