A passagem de Trae Young por Atlanta chegou ao fim. Os Hawks concordaram em ceder o armador, conhecido por sua alta pontuação e críticas frequentes, ao Washington Wizards em troca de um pacote que inclui o veterano CJ McCollum.
A negociação envolve ainda Corey Kispert, que também está indo de Washington para Atlanta, de acordo com informações da agência de notícias Associated Press. A movimentação agitou o mundo da NBA. Quin Snyder, técnico do Atlanta Hawks, foi questionado, mas evitou comentários.
“Sei que todos vocês têm perguntas para mim, mas no momento não posso falar sobre elas nem respondê-las”, disse o treinador na coletiva de imprensa pós-jogo na noite de quarta-feira, após a vitória de Atlanta sobre o New Orleans Pelicans pelo placar de 117 a 100.
O repórter da NBA, Marc Stein, foi o primeiro a divulgar que as partes estavam perto de fechar um acordo, e a ESPN foi a primeira a noticiar que o acordo estava em vigor.
O atleta deixa a franquia de Atlanta como o líder histórico dos Hawks em assistências (ultrapassando Doc Rivers) e cestas de três pontos (ultrapassando Mookie Blaylock). Ele é o quarto na lista de lances livres e o sexto em pontos.
O ala-pivô dos Hawks, Mouhamed Gueye, disse que não sabia durante o jogo de quarta-feira que a notícia da troca havia se tornado pública. Ele só teve elogios depois da partida sobre o tempo que passou com Young.
“Esse é o Trae Young”, disse Gueye. “Quando cheguei aqui, ele foi um dos primeiros caras a me mandar mensagem, me dando as boas-vindas à cidade e me dando muitos conselhos. Obviamente, jogar com o Trae, como pivô, é como um sonho realizado. Eu o adoro como pessoa, o adoro como companheiro de equipe… Uma lenda de Atlanta.”
Young é o 10º em pontos, o 12º em pontos por jogo, o primeiro em assistências e o primeiro em assistências por jogo desde que entrou na NBA como a 5ª escolha do draft de 2018.
Ele é um dos cinco jogadores a figurar entre os 10 melhores em pontos e assistências desde que entrou na liga. Os outros são Nikola Jokic, do Denver Nuggets, Luka Doncic, do Los Angeles Lakers, James Harden, do Los Angeles Clippers, e Devin Booker, do Phoenix Suns.
Young foi quatro vezes All-Star – duas dessas indicações por votação e as outras duas quando o comissário Adam Silver o adicionou ao elenco como substituto por lesão.


