Suzuki estuda trazer novos modelos ao País ‘em breve’

No Brasil, o único Suzuki à venda oficialmente é o Jimny Sierra. Ao menos até acabarem os estoques do jipinho japonês, uma vez que a importação foi suspensa porque seu motor 1.5 não se enquadra no Proconve L8, nova fase do programa de controle de emissões vigente no Brasil desde o início deste ano. Porém, a HPE Automotores, que representa a Suzuki no País, deve ampliar a oferta de produtos “em breve”.

É o que disse ao Jornal do Carro, do Estadão, o CEO da empresa, Mauro Correia. “O que estamos falando para a Suzuki ainda não posso antecipar, mas há uma discussão grande com eles (matriz da Suzuki). É uma marca importante para nós, mas também não é de grande volume, é de um nicho muito específico. Vamos falar das novidades um pouquinho mais à frente”, diz.

Uma das opções mais cotadas é o Fronx, SUV de 3,99 metros de comprimento feito na Índia, onde é oferecido com motor 1.0 turbo e sistema híbrido leve. Porém, é um segmento muito concorrido no País.

Segundo Correia, é preciso avaliar várias questões, sobretudo ligadas à legislação. Ele se refere sobretudo a aspectos como segurança e emissões. “É preciso fazer um estudo profundo e detalhado para entender o que dá para vender no Brasil”, afirma o executivo.

Outra possibilidade seria o Grand Vitara, modelo com forte apelo off-road. Fora do Brasil há inclusive versões híbridas, o que poderia ser interessante para o avanço do programa de eletrificação da HPE.

Seja como for, Correia afirma que tanto a Suzuki quanto a Mitsubishi Motors, que também é representada pela empresa, registram alto grau de fidelização no Brasil. Segundo ele, 60% do compradores trocam seus carros usados por outros da mesma marca. Assim, mesmo com volumes reduzidos, a lucratividade é alta.

VITARA ELÉTRICO

Há ainda o eVitara, versão elétrica do modelo vendido no Brasil até 2022. Entretanto, é mais provável que a HPE mantenha a aposta nos modelos híbridos – ao menos nos próximos anos.

Dos produtos da Suzuki com trajetória consolidada no País também faz parte o crossover S-Cross. Oferecido no mercado brasileiro até 2022, o carro tem versões híbridas e tem, entre os destaques, o sistema de tração 4×4.

Vale lembrar que a Suzuki não produz apenas SUVs e jipes. O hatch Swift, por exemplo, se mantém firme e forte em outros mercados. Porém, embora já tenha sido vendido aqui, sua volta é uma das possibilidade para lá de remota.

Deixe um comentário