O índice de sentimento do consumidor nos Estados Unidos, elaborado pela Universidade de Michigan, caiu de 64,7 em fevereiro para 57,0 em março, segundo levantamento final divulgado pela instituição nesta sexta-feira, 28. O resultado veio abaixo da medição preliminar (57,9) e também aquém do esperado por analistas consultados pela FactSet, que projetavam recuo a 57,9. Esse é o terceiro mês consecutivo de queda do índice.
A pesquisa mostrou ainda que as expectativas de inflação em 12 meses subiram de 4,3% em fevereiro para 5,0% em março. Esse é o maior patamar desde novembro de 2022. Já para o horizonte de cinco anos, a expectativa de inflação também avançou entre um mês e outro, de 3,5% para 4,1%.
De acordo com comunicado da Universidade de Michigan, “os consumidores continuam preocupados com o impacto das políticas econômicas em andamento. Notavelmente, dois terços dos entrevistados esperam um aumento do desemprego no próximo ano, o maior nível desde 2009”.