Royal Enfield confirma chegada ao Brasil da Goan Classic 350

A Royal Enfield confirmou oficialmente que a Goan Classic 350 virá ao Brasil. O modelo foi apresentado durante o encontro de proprietários da marca indiana, realizado no final de semana passado, no Capital Moto Week 2025, evento que ocorre em Brasília até o próximo sábado, dia 2 de agosto.

Inspirada nas motos customizadas pelos motociclistas de Goa, na Índia, a Royal Enfield Goan usa a mesma base da Classic 350, mas tem estilo próprio. “Ainda não há uma data precisa para o lançamento da moto no Brasil, mas certamente virá”, disse o diretor da Royal Enfield para a América Latina, Gabriel Patini.

Antes da Goan Classic 350, o mercado brasileiro deve receber ainda este ano a Guerrilla 450, a Bear 650 e a Classic 650, modelos que já haviam sido confirmados pela fabricante indiana anteriormente.

ESTILO DE VIDA

Derivada da Classic 350, a nova Royal Enfield Goan usa o conhecido motor de um cilindro, 350 cc e arrefecimento a ar. O monocilíndrico, que equipa outros modelos da marca, como Classic, Hunter e Meteor, produz 20,2 cv de potência máxima a 6.100 rpm e 2,75 m.kgf de torque a 4.000 giros. Seu câmbio tem cinco marchas com transmissão final feita por corrente.

Embora use praticamente o mesmo quadro, a Goan Classic 350 busca inspiração nas criações dos customizadores de Goa. O modelo mistura o espírito de uma “bobber” com o estilo de vida descontraído da região da Índia, colonizada pelos portugueses. Os para-lamas cortados, o guidão mini-ape, o assento rebaixado e a silhueta traseira lembram os dias em que os motociclistas reduziam suas máquinas ao essencial.

Além do guidão “mini-ape”, a nova moto traz rodas raiadas com pneus faixa branca e banco solo, o que muda a posição de pilotagem em comparação à Classic convencional. A diferença aparece também no tamanho das rodas: 19 polegadas, na dianteira, e 16, na traseira, contra 19 e 18 da versão mais clássica vendida atualmente no Brasil.

Os freios usam disco nas duas rodas com sistema ABS de dois canais. A Goan Classic 350 integra tecnologia moderna ao design retrô. Seu painel inclui indicador de marcha e o módulo de navegação Tripper, o que garante praticidade em cada viagem. Há ainda entrada USB Tipo C para carregar smartphone. A motocicleta possui iluminação totalmente em LEDs, o que inclui faróis, luzes piloto e indicadores de direção, que melhora a visibilidade e aprimora seu apelo estético.

CORES VIBRANTES

A Royal Enfield Goan Classic 350 está disponível em uma seleção de cores vibrantes. A marca também criou um novo emblema no tanque e esquemas de tons personalizados para o modelo.

Durante o Capital Moto Week, a Royal mostrou duas cores. Uma preta, chamada de Shack Black. A outra, batizada de Trip Teal, tem grafismos de mandala e traz dois tons contrastantes de laranja e azul-petróleo. Há ainda outra na cor roxa e uma mais clássica preta com vermelho metálico. A marca, no entanto, não confirmou quais cores virão ao País.

Quanto ao preço, o modelo deve seguir o posicionamento de outros mercados. Ou seja, a Goan deve custar um pouco mais do que a Classic 350. Na Índia, por exemplo, a Classic custa entre 200 mil e 230 mil rúpias (de R$ 13 mil a R$ 15 mil), enquanto a Goan varia entre 240 mil e 250 mil rupias.

Embora não tenha confirmado a informação, a Royal Enfield tem aplicado a mesma lógica ao precificar seus modelos no Brasil e em outros mercados internacionais.

Deixe um comentário