Preços cresceram a ritmo moderado na grande maioria dos distritos dos EUA, mostra Livro Bege

Segundo o Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), os preços subiram na grande maioria dos distritos dos Estados Unidos, com apenas dois deles relatando uma ligeira alta. O documento, divulgado nesta quarta-feira, 14, mostrou que as pressões de custos decorrentes de tarifas foram um tema recorrente em todos os distritos, enquanto as empresas antecipam que os preços permanecerão elevados enquanto lidam com o ajuste tarifário.

“Alguns setores – como varejo e restaurantes – mostraram-se relutantes em repassar custos para consumidores sensíveis a preços. Os custos de energia e seguros continuaram a representar uma pressão significativa sobre as margens”, diz o Livro Bege.

Mercado de trabalho

Sobre o mercado de trabalho, o Livro Bege relatou que houve poucas alterações no período, apesar de vários distritos relatarem um aumento na contratação de trabalhadores temporários.

“Os salários cresceram a um ritmo moderado, com vários contatos indicando que o crescimento salarial havia retornado a níveis normais”, diz o documento.

O relatório ainda destacou que diversos interlocutores estão avaliando a implementação de inteligência artificial (IA) principalmente para aumentar a produtividade e para potencial gestão futura da força de trabalho.

“O impacto atual da IA sobre o emprego foi limitado, com efeitos mais significativos esperados para os próximos anos, e não de forma imediata”, explicou o documento.

Atividade

O Livro Bege do Federal Reserve de janeiro apontou que a atividade econômica aumentou de forma leve a modesta na maioria dos distritos dos EUA, o que representa uma melhora nos últimos três meses – quando as regiões tiveram pouca ou nenhuma mudança.

Segundo o documento, a maioria dos bancos relatou crescimento leve a moderado nos gastos dos consumidores neste ciclo, em grande parte atribuído à temporada de compras de fim de ano.

“Vários distritos também observaram que os gastos foram mais fortes entre consumidores de maior renda, com aumento das despesas em bens de luxo, viagens, turismo e atividades de experiência”, diz o Livro Bege.

A atividade manufatureira foi mista, com cinco distritos relatando crescimento e seis apontando contração.

Já as perspectivas para a atividade econômica foram moderadamente otimistas, com a maioria dos distritos esperando crescimento de leve a moderado nos próximos meses.

Avatar photo

Por Redação Folha de Guarulhos.

Deixe um comentário