Nissan prepara pacotão de lançamentos

O recente naufrágio do acordo de fusão com a Honda e a renúncia do ex-CEO, Makoto Uchida, tornaram a crise na Nissan mais dramática. Entretanto, a montadora já tem um plano de ação para voltar a prosperar. A japonesa vai promover uma grande reforma em sua gama de veículos a partir de 2026, com novos modelos, motores e tecnologias.

O plano terá diferenças conforme as regiões. Por exemplo, a Nissan primeiro mostrou uma visão da sua futura linha de modelos para os Estados Unidos e Europa. Entre eles, a nova geração do elétrico Leaf (à direita), que ganhará carroceria mais alta e vai trocar as formas de hatch para se tornar um crossover.

Já a América Latina terá mudanças estratégicas importantes. A região é fundamental para a empresa, e representa 15% das vendas globais, bem como responde por 25% da produção mundial da marca.

A partir de janeiro de 2026, a produção da picape Nissan Frontier será centralizada na fábrica de Civac, no México. Isso significa o encerramento da produção na Argentina. Mas a operação comercial no país vizinho continua, tal como fez a Ford no Brasil.

Frontier e Versa

Alguns produtos serão destinados à América Latina e, portanto, chegarão nas ruas daqui. Por exemplo, a picape média Frontier ganhará nova geração a ser lançada no próximo ano fiscal. Ou seja, entre abril de 2026 e março de 2027. O modelo terá mudanças no visual e mais recursos avançados de assistência à condução.

Além da Frontier, o teaser revelado pela Nissan mostra um sedã compacto para os mercados latino-americanos. Ao que tudo indica, é o Versa com estilo renovado e mais moderno por fora, com faróis de LEDs divididos em duas seções.

Já o sedã médio Sentra também aparece na imagem da futura gama para os EUA. Embora as vendas de sedãs estejam em queda, o modelo ganhará nova geração já no ano que vem. E é mais um lançamento que deverá chegar aqui importado do México.

Novo SUV

Para o mercado brasileiro, a Nissan prepara o lançamento da nova geração do Kicks. Aliás, a produção do SUV compacto na fábrica de Resende (RJ) começa agora em meados deste mês de abril, com início de vendas ainda no primeiro semestre de 2025.

Aqui, o novo Kicks deve custar a partir de R$ 150 mil para concorrer com modelos como Honda HR-V, Hyundai Creta e até SUVs um pouco maiores, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

E tem mais. A Nissan confirmou que trabalha em um novo SUV de entrada, que substituirá o atual Kicks Play. Um flagra recente indica que a novidade deverá compartilhar a base CMF-B do Renault Kardian feito no Paraná. Além disso, o SUV terá motor 1.0 turboflex e opções de câmbios manual e automático para ter preço.

Deixe um comentário