Livro Bege: Nível de emprego foi pouco alterado e preços aumentaram em todos os distritos

O nível de emprego foi pouco alterado ou aumentou ligeiramente na maioria dos distritos, segundo o Livro Bege do Federal Reserve (Fed), divulgado nesta quarta-feira, 23. A publicação reúne as leituras de cada distrito americano para a economia.

As reduções mais notáveis no número de funcionários foram em cargos no governo ou em organizações que recebem financiamento governamental, ressalta o documento.

Vários distritos afirmaram que as empresas estavam adotando uma abordagem de “esperar para ver” em relação ao emprego, pausando ou diminuindo as contratações até que houvesse mais clareza sobre as condições econômicas. Além disso, houve relatos esparsos de empresas que estavam se preparando para demissões.

De modo geral, os salários cresceram em um ritmo modesto, já que o crescimento salarial desacelerou em relação ao relatório anterior em vários distritos, segundo o Fed.

Já os preços aumentaram em todos os distritos, com a maioria observando que as empresas esperavam um crescimento elevado dos custos de insumos resultante das tarifas.

Incerteza com política comercial dos EUA foi predominante entre os distritos

A atividade econômica, segundo o Livro Bege do Federal Reserve (Fed), pouco se alterou desde o relatório anterior, mas a incerteza em relação à política comercial dos Estados Unidos foi predominante entre os distritos. Apenas cinco distritos registraram um leve crescimento, com três observando atividade relativamente inalterada e os outros quatro restantes relatando quedas leves ou modestas.

Os distritos registraram vendas moderadas a robustas de veículos e de alguns bens não duráveis, atribuídas a uma “corrida” para compras antes dos aumentos de preços relacionados à tarifas, pontuou o documento. Já as vendas de casas aumentaram um pouco.

“A perspectiva piorou consideravelmente com o aumento da incerteza econômica, principalmente em relação às tarifas”, acrescentou o Fed.

Deixe um comentário