A Stellantis, dona de Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram, passa a vender no Brasil os carros da Leapmotor, primeira marca chinesa do grupo. Criada em 2015, a “Leap” estreia no País com o C10, SUV grande com opção elétrica e híbrida, batizada de ultra-híbrida, ou REEV. Há também o B10, que embora esteja à venda, só será entregue aos clientes em janeiro.
Este, de porte médio, virá apenas em versão 100% elétrica. O C10 parte de R$ 189.990 na opção elétrica (BEV) e de R$ 199.990 na REEV. O B10 tem tabela de R$ 172.990. Ou seja, diferentemente do convencional, o híbrido é mais caro do que o elétrico. Segundo Fabrício Biondo, vice-presidente de comunicação da companhia, “a estratégia mira a demanda de vendas” (o que deve vender mais é mais caro). Porém, ele não quis revelar as metas de vendas de cada modelo. “Temos uma estratégia de longo prazo para o País”, afirma Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul. Ele diz que já há 36 concessionárias.
Em relação ao pós-venda, a marca chega com uma estratégia agressiva. As três primeiras revisões do C10 REEV têm preço fixo de R$ 2.684. Além disso, a marca oferece Wallbox e um ano de internet grátis, bem como test drive estendido (de 4 dias) e assistência 24 horas.
C10. Os C10 elétrico e híbrido são idênticos tanto no visual quanto na lista de equipamentos. Os dois são movidos por motores elétricos – no REEV, o 1.5 a gasolina não traciona as rodas e funciona como um gerador de eletricidade.
O SUV tem 4,74 metros de comprimento, 2,13 m de largura, 1,68 m de altura e 2,83 m de entre-eixos. A porta-malas tem 465 litros, no caso do elétrico, e 435 l no REEV.
O Leapmotor C10 elétrico tem motor traseiro com potência de 218 cv e 32,6 mkgf de torque. As baterias de lítio-fosfato-ferro (LFP) com capacidade de 69,9 kWh podem ser recarregadas em 30 minutos em sistemas rápidos DC (84 kW).
No REEV o motor elétrico gera 215 cv. A capacidade das baterias é de 28,4 kWh e o tempo de recarga é de 18 minutos. A autonomia chega a 950 km pelo padrão europeu WLTP, segundo a marca.


