João Fonseca perdeu seu primeiro set em Wimbledon, mas se impôs em quadra nos momentos decisivos e avançou à terceira rodada, nesta quarta-feira. Em jogo atrasado pela chuva, o brasileiro de 18 anos superou o americano Jenson Brooksby, 101º do mundo, por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4. Seu próximo adversário será o chileno Nicolas Jarry, na sexta.
Como aconteceu na estreia, o brasileiro fez valer seu estilo agressivo em quadra, apostando nos golpes de forehand e no forte saque, arma fundamental nesta quarta: foram nove aces e 69% dos pontos vencidos com o primeiro serviço. Ele só oscilou no segundo set, quando caiu na armadilha do jogo de rede do americano, mais adaptado ao eficiente estilo na rápida grama.
O resultado fez o Brasil encerrar um jejum de 15 anos sem um representante numa terceira rodada de simples no masculino. O último foi Thomaz Bellucci, em 2010. No geral, o carioca se tornou o 10º tenista do País na história a avançar a esta fase na Era Aberta, iniciada em 1968. Com 18 anos e 326 dias, Fonseca virou ainda o mais jovem a alcançar esta fase no torneio desde o australiano Bernard Tomic (18 anos e 255 dias) em 2011.
A boa vitória desta quarta garante Fonseca pela segunda vez nesta fase de um Grand Slam. A primeira aconteceu em Roland Garros, no fim de maio, quando parou justamente na terceira rodada.
“Foi um jogo difícil, contra um jogador muito esperto, que joga muito bem na grama, já fez uma final”, comentou o brasileiro. “Já sabia o que esperar, que seria muito difícil. Então, estou muito feliz pela forma que encarei a partida de hoje, cometendo poucos erros, sendo agressivo nos pontos importantes, tendo margem. Estou muito feliz como encarei mentalmente, me mantendo focado em todos os pontos, mesmo quando ele conseguiu jogar melhor, no segundo set, quando ele venceu.”
Em Londres, o brasileiro agora fará um confronto sul-americano com o chileno Nicolas
Jarry, atual 143º e que veio do qualifying, mas que já foi o 16º do mundo. Nesta quarta, ele eliminou o jovem americano Learner Tien (62º) por 3 a 0, com parciais de 6/2, 6/2 e 6/3. Os dois tenistas nunca se enfrentaram no circuito.
“Estou feliz por ter passado mais uma rodada e agora é seguir firme e pegar o Jarry, um jogador que joga bem na grama, tem um grande saque e tem feito uma boa temporada. Vamos descansar amanhã (quinta) e partir com tudo para a próxima rodada”, afirmou o carioca.
Nesta quarta-feira, a segunda partida de Fonseca em Wimbledon começou com atraso de pouco mais de duas horas por causa da chuva em Londres. Em quadra, o brasileiro fez valer a potência dos seus golpes, tanto no saque quanto com a direita.
O primeiro set foi de poucas oscilações por parte do carioca, que controlou a maior parte dos pontos e aproveitou logo o seu primeiro break point na partida, no quinto game. Na sequência, sofreu pressão no seu serviço e saiu de um 15/40 para confirmar o game e encaminhar a vitória na parcial com saques rondando os 220 km/h.
Em dificuldades, Brooksby passou a buscar o jogo na rede, seu maior ponto forte, e passou a dar trabalho. Fonseca precisou correr em quadra para conter as investidas do americano, mais agressivo nos golpes. O brasileiro buscava variações para neutralizar o adversário e resolvia a maior parte dos seus problemas com o forte saque, em momentos decisivos.
Em seus últimos games de saque, Fonseca enfrentou seguidos break points e precisou salvar quatro set points. No quinto, Brooksby converteu a chance, impôs sua primeira quebra na partida e empatou o jogo.
A reação do rival não desestabilizou Fonseca, que começou o terceiro set com tudo. Faturou duas quebras em sequência e fez 3/0. O americano até devolveu uma das quebras, mas voltou a perder o saque e viu o brasileiro fechar a parcial por 6/2.
Embalado, o jovem carioca retomou o estilo mais agressivo, após abusar das deixadinhas que acabavam colocando o americano em bons pontos. Superior nas principais bolas, Fonseca se impôs no saque do adversário no quinto game. Mas permitiu a reação do americano em 4/4. O brasileiro, então, obteve nova quebra, salvou três break points e sacramentou a vitória após 3h13min de confronto.