A Pandora inaugurou sua primeira loja oficial em um marketplace no Brasil. A marca dinamarquesa de joias escolheu o Mercado Livre, maior plataforma de e-commerce da América Latina, como parceiro para ampliar sua presença digital no País e alcançar mais consumidores, especialmente em regiões onde não possui lojas físicas.
O movimento marca uma nova etapa da estratégia global da Pandora, que busca se consolidar como uma marca de joias “completa”, indo além dos tradicionais charms (pingente) que a tornaram conhecida. “Queremos estar mais próximos da nossa cliente em todos os momentos e formatos, e o Mercado Livre oferece essa capilaridade com conveniência e segurança”, afirmou a diretora da Pandora no Brasil, Daniela Valadão.
Com a loja já em funcionamento há um mês, os consumidores têm acesso a uma curadoria especial de peças, incluindo charms, braceletes, anéis, colares e brincos. A operação integra também uma campanha de mídia via Mercado Ads para ampliar a visibilidade da marca na plataforma.
“Mesmo com mais de 70 novos pontos de venda abertos do final de 2023 ao fim de 2024, ainda há muitas consumidoras que só conseguimos atingir via plataformas digitais”, disse a executiva. Segundo ela, as vendas pelo canal online representam 20% do faturamento médio anual da Pandora no Brasil, podendo chegar a 40% em datas como Black Friday. A participação das vendas online no Brasil é a mais alta entre todos os países da América Latina em que a Pandora atua. “O digital não é só um canal de vendas, mas também de descoberta. Muitas vezes a cliente navega, conhece a coleção e depois finaliza a compra na loja física.”
A chegada da Pandora reforça o posicionamento do Mercado Livre como um destino de moda cada vez mais abrangente, com mais de 13 milhões de anúncios ativos na categoria.
Crescimento
O volume de moda vendido na plataforma cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a diretora de marketplace do Mercado Livre, Anna Araripe. O lançamento da loja contou com o chamado “perfect launch”, modelo do Mercado Livre para estreias de grandes marcas. A iniciativa incluiu ações de mídia e suporte analítico, e o desempenho superou as expectativas já na fase de lançamento (soft opening, no termo em inglês), com indicadores como taxa de conversão e tíquete médio acima do previsto.
Além de fortalecer sua presença digital, a entrada no marketplace também evidencia o papel do Brasil na estratégia global da Pandora. “Somos o segundo maior mercado da América Latina e temos um potencial de consumo enorme. A dimensão continental do Brasil exige soluções que unam capilaridade física e digital, e é isso que estamos construindo”, disse Daniela.
A Pandora é a maior empresa de joias do mundo em volume, com mais de 100 milhões de peças por ano. No início do ano passado, ela anunciou ter atingido a meta de adquirir apenas prata e ouro 100% reciclados para suas coleções. A medida foi apontada como um passo importante para reduzir sua pegada ambiental.