GWM confirma produção do Haval, vinda da Wey e da Poer

A chinesa GWM está a todo vapor. Além de anunciar o início de produção no Brasil, na fábrica de Iracemápolis (SP), a empresa prepara o lançamento de sua marca de luxo, Wey, e das picapes Poer no País.

As unidades de pré-série do Haval H6 começam a ser feitas em maio. Até julho, os primeiros SUVs híbridos feitos pela empresa no País começam a chegar às concessionárias.

O modelo que será feito no País já terá visual atualizado – diferentemente do atual, importado. No visual, os faróis full-LEDs, o para-choque e a grade foram reestilizados. Bem como as lanternas traseiras e a tampa do porta-malas, entre outros. Também são esperados novos equipamentos.

Inicialmente, a maioria dos componentes virá da China. Porém, meta é nacionalizar vários itens até 2027, visando também a exportação para outros países da América do Sul.

“Nosso modelo não será um SKD ou CKD”, afirma o diretor de Assuntos Internacionais da GWM, Ricardo Bastos. O Haval já está no sistema do programa Mover. Habilitamos peça por peça, sendo que algumas estão com alíquota reduzida. A fábrica terá duas linhas e cabine de pintura com tanques dimensionados também para receber a linha Poer.”

Ele se refere à família de picapes, com vinda ao País programada para agosto – inicialmente com motor a diesel. Bastos diz que a opção híbrida plug-in (PHEV), com motor a gasolina e elétrico, será feita em Iracemápolis a partir do fim do ano.

Segundo Bastos, o modelo terá duas configurações distintas, inclusive no visual. “Não vamos oferecer uma picape apenas para uso na cidade. Teremos um modelo também para o trabalho. Os próprios concessionários pediram a versão a diesel. Temos um motor 2.4 turbo ideal para o uso severo. Não será um produto de nicho”, garante o executivo.

WEY

Para a estreia da marca de luxo Wey no Brasil, o ecolhido foi o Wey 7. Segundo a GWM, o SUV mira compradores de marcas como Lexus e Volvo.

Além disso, pretende desafiar a Denza, marca de luxo da conterrânea BYD, que também chegará ao País em 2025. Porém, o Wey é grande – tem 5,16 metros de comprimento e 3,05 m de distância entre os eixos – e leva seis pessoas.

Embora o preço não tenha sido revelado, ficará acima do Tank 300. O jipe recém-lançado parte de R$ 333 mil.

O Wey 7 terá motor 1.5 turbo a gasolina e três elétricos, sendo que um deles funciona como gerador de eletricidade. A potência total é de 416 cv e o torque, de 71,4 mkgf. A tração é integral permanente.

Deixe um comentário