A General Motors (GM) do Brasil fará em julho a maior ofensiva de lançamentos de sua história no País. A promessa é lançar, de uma só vez, cinco modelos, conforme o vice-presidente da GM na América do Sul, Fabio Rua. Estão a caminho os renovados Chevrolet Onix, Onix Plus (sedã) e Tracker, além dos inéditos Captiva EV e Spark EUV elétricos.
Além do pacotão de estreias, o executivo confirmou que a GM vai lançar modelos com sistema híbrido flexível em 2026. O conjunto híbrido leve de 48 volts terá bateria maior que a do Bio-Hybrid da Stellantis, disponível nos SUVs Fiat Pulse e Fastback.
Rua reitera que a GM investirá R$ 7 bilhões no Brasil até 2028. Desse total, R$ 5,5 bilhões visam modernizar as fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, em São Paulo, além do centro de tecnologia da empresa no País.
Um dos carros mais esperados é o novo Tracker. Entre as atualizações o SUV terá dianteira redesenhada, o que inclui faróis e grade, por exemplo.
Na cabine, o novo Tracker deve trazer as atualizações feitas na minivan Spin e na nova S10. Dá para esperar novo painel com duas telas integradas e mais soluções de conectividade. Além disso, há a expectativa da adição de recursos de segurança do pacote ADAS, como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e freio de estacionamento eletrônico.
O Tracker 2026 manterá os atuais motores turbo. Ou seja, 1.0 de 121 cv e 1.2 de 141 cv, que ganharam sistema de injeção direta no fim de 2024.
Onix 2026
Na linha 2026, a atual geração do Onix (hatch e sedã) receberá a primeira atualização desde o lançamento, em setembro de 2019. A dupla feita em Gravataí (RS) ganhará retoques no visual, incluindo faróis, lanternas, grade e para-choque, entre outros itens.
Além disso, para se adequar às novas regras de emissões o motor 1.0 de três cilindros terá injeção direta de combustível. Com isso, ficará mais econômico e a potência deverá passar dos atuais 116 cv para mais de 120 cv. O torque pode chegar perto dos 20 mkgf.
Além do trio campeão de vendas da marca no Brasil, a GM vai lançar dois modelos inéditos feitos na China. Um deles tem nome conhecido por aqui: Captiva. Porém, o SUV não tem nada a ver com o que vinha do México.
O novo Captiva EV é derivado do Wuling Starlight S, um SUV médio desenvolvido pela SAIC-Wuling, parceira da GM na China. A marca, inclusive, já mostrou imagens do carro desembarcando no Brasil.
O modelo tem motor elétrico que gera 150 kW, equivalentes a 204 cv, e 31,6 mkgf de torque. Conforme dados divulgados na China, o SUV pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e chegar a 75 km/h. As baterias LFP de 60 kWh de capacidade garantem autonomia de 510 km no ciclo CLTC, métrica utilizada na China.
Já o Spark é a principal aposta da Chevrolet no segmento de carros elétricos de entrada no Brasil. Com 4 metros de comprimento e 2,56 m de entre-eixos, o SUV é menor que o VW Nivus, por exemplo, e também foi criado pela Wuling.
Vendido com o nome de Baojun Yep Plus na China, onde foi lançado há cerca de um ano, o jipinho tem motor com potência equivalente a 100 cv e baterias de 41,9 kWh que, segundo o padrão chinês, permitem autonomia de até 400 km.
O SUV traz duas telas de 10,25 polegadas – uma no quadro de instrumentos e outra no sistema multimídia. Na China, o jipinho é para quatro pessoas, mas no Brasil deve ter capacidade para cinco.
É esperado que o Spark EUV tenha preço competitivo para disputar vendas com modelos de sucesso de marcas chinesas, como o BYD Dolphin.