Festival de Berlim entrega prêmios em meio a protestos de artistas; veja lista de ganhadores

O Festival de Berlim divulgou sua lista de ganhadores em 2026 na tarde deste sábado, 21. O longa alemão Gelbe Briefe (algo como “Cartas Amarelas”, em tradução livre) de Ilker Çatak, venceu o Urso de Ouro de Melhor Filme em uma cerimônia que ficou marcada por diversos protestos.

Segundo informações do site Deadline, vários dos ganhadores fizeram críticas a Israel por conta do conflito na Faixa de Gaza. Désirée Nosbusch, que apresentou a cerimônia, chegou a ressaltar à audiência que as visões pessoais de artistas não necessariamente refletem as do Festival de Berlim.

Abdallah Alkhatib, que venceu o prêmio de Melhor Filme de Estreia, afirmou que o governo alemão seria “cúmplice” de ações israelenses. Tom Courtenay, que levou a melhor como atuação coadjuvante, apontou que os Estados Unidos “aparentemente viraram suas costas para a Europa”. Sandra Hüller, que recebeu o prêmio de melhor atuação como protagonista, agradeceu a outros ganhadores por terem “dito a verdade”.

Emin Alper se dirigiu aos povos de Palestina, Turquia e Irã destacando que “não estão sozinhos”. Marie-Rose Osta protestou: “Crianças em Gaza, em toda a Palestina e no meu Líbano não têm superpoderes para se proteger das bombas em Israel”. Tricia Tuttle, que chefiou o Festival de Berlim, encerrou a cerimônia afirmando que o festival estimula a liberdade de expressão e as suas complexidades.

O Festival de Berlim em 2026

O grande vencedor da noite também entra no embalo. Gelbe Briefe é um longa dramático alemão com foco em um casal que trabalha numa companhia de teatro e, em meio a tensões políticas, passa a sofrer perseguição. Kurtulus, que recebeu o Grande Prêmio do Júri, aborda conflitos internos na Turquia.

O britânico Grant Gee levou como Melhor Diretor por seu trabalho em Everybody Digs Bill Evans. Nas categorias de atuação, a alemã Sandra Hüller levou a melhor como protagonista de Rose, e entre os coadjuvantes foram escolhidos Anna-Calder Marshall e Tom Courtenay, de Queen at Sea. O filme, que fala sobre demência e envelhecimento, também recebeu o Prêmio do Júri.

Mais cedo, na mostra paralela Generation Kplus, o cinema brasileiro foi premiado. O longa Feito Pipa, com direção de Allan Deberton e atuação de Lázaro Ramos, venceu o Urso de Cristal de Melhor FIlme e o Grande Prêmio do Júri Internacional.

Fiz Um Foguete Imaginando Que Você Vinha, de Janaína Marques, foi outro brasileiro que teve destaque. Na seção Forum, recebeu o prêmio do júri dos leitores do jornal alemão Tagesspiegel.

Lista de ganhadores do Festival de Berlim em 2026

Confira abaixo quem venceu o prêmio nas principais categorias:

Urso de Ouro (Melhor Filme): Gelbe Briefe
Grande Prêmio do Júri: Kurtulus
Prêmio do Júri: Queen at Sea
Melhor Diretor: Grant Gee (Everybody Digs Bill Evans)
Melhor Performance Principal: Sandra Hüller (Rose)
Melhor Performance Coadjuvante: Anna Calder-Marshall e Tom Courtenay (Queen at Sea)
Melhor Roteiro: Geneviève Dulude-de Celles (Nina Roza)
Contribuição Artística Extraordinária: Yo – Love Is a Rebellious Bird

O júri internacional do Festival de Berlim em 2026 foi composto pelo presidente Wim Wenders (Alemanha) e pelos membros Min Bahadur Bham (Nepal), Bae Doona (Coreia do Sul), Shivendra Singh Dungarpur (Índia), Reinaldo Marcus Green (Estados Unidos), Hikari (Japão) e Ewa Puszczynska (Polônia).

Avatar photo

Por Redação Folha de Guarulhos.

Deixe um comentário