Feito Pipa, filme brasileiro dirigido por Allan Deberton e protagonizado por Lázaro Ramos, venceu dois prêmios numa das mostras do Festival de Berlim neste sábado, 21. O longa recebeu o Urso de Cristal de Melhor Filme e o Grande Prêmio do Júri Internacional pela mostra Generation Kplus.
Outro filme brasileiro que teve destaque no Festival de Berlim foi Fiz Um Foguete Imaginando Que Você Vinha, de Janaína Marques. Na seção Forum, recebeu o prêmio do júri dos leitores do jornal Tagesspiegel.
Lázaro Ramos comentou a conquista em comunicado à imprensa: “Eu não serei modesto nesse meu pronunciamento: Feito Pipa merece mesmo ganhar esses dois prêmios. Falo como ator que participou do filme, mas também como espectador que se emocionou com essa história e viu o público emocionado em Berlim”.
A história de ‘Feito Pipa’
O filme se passa numa pequena comunidade que vive ao lado do reservatório Araújo Lima, que em épocas de seca deixa à mostra vestígios de uma antiga cidade submersa. O garotinho Gugu, de 11 anos, sonha em se tornar um jogador de futebol e é criado pela avó, a quem tem bastante apego.
Quando ela passa a apresentar problemas de memória, ele tenta reverter a situação com a ajuda de outras crianças e também esconder o fato para não ter de morar junto com o pai, que tem dificuldades de aceitar o jeito do filho.
Feito Pipa foi filmado em Quixadá, no Ceará. Antes, já havia sido finalista do Teddy Awards, voltado ao cinema LGBT. No Festival de Berlim, foram quatro sessões, que contaram com a presença de Lázaro Ramos, Teca Pereira e Yuri Gomes. Receberam o prêmio na cerimônia o diretor Allan Deberton, o produtor Marcelo Pinheiro, o roteirista André Araújo e a diretora-assistente Luciana Vieira.
Justificativa do júri para escolha do filme brasileiro ‘Feito Pipa’
O júri que concedeu o Urso de Cristal do Festival de Berlim a Feito Pipa publicou a seguinte justificativa: “As emoções de cada personagem individualmente nos tocaram profundamente. Nós fomos envolvidos por uma história emocionante, como se fôssemos parte da ação. Foram mencionadas questões importantes que merecem mais atenção”.
Já o Grande Prêmio do Júri Internacional trouxe o seguinte texto: “O filme nos cativou com sua narrativa vibrante e o jovem protagonista multifacetado, seguro e feroz, além de uma forma por vezes bem-humorada e comovente ao abordar dilemas existenciais. Ficamos encantados com as performances memoráveis de Yuri Gomes e Teca Pereira, e jamais esqueceremos o personagem Gugu, que é tão atlético quanto ele é fabuloso, e se vê obrigado a lutar por si mesmo à medida que o raro laço que o une à avó se desfaz”.
Os prêmios da mostra Generation Kplus do Festival de Berlim
Urso de Cristal de melhor filme: Feito Pipa
Menção Especial: Not a Hero
Urso de Cristal de melhor curta: Whale 52 – Suite for Man, Boy and Whale
Menção Especial: Under the Wave Off Little Dragon
Os prêmios acima foram dados pelo seguinte júri: Walter Moritz Arndt, Gustav Arnz, Thabani Dabulamanzi, Rosa Sophie Krasznahorkai, Vera Marsh, Emir Efe Özeren e Alma Sofia Villanueva Bullemer.
Youth Jury Generation 14Plus
Urso de Cristal de Melhor Filme: Chicas Tristes
Menção Especial: A Family
Urso de Cristal de Melhor Curta: Memories of a Window
Menção Especial: Allá en el Cielo
Os prêmios acima foram dados pelo seguinte júri: Lorin Aktas, Sherwin Lo-Kuo, Minou Monfared, Elda Pfäfflin e Curt Willemeit.
Generation International Jury 2026
Grande Prêmio do Júri Internacional de Melhor Filme: Feito Pipa
Menção Especial: Atlasul Universului
Prêmio Especial do Júri Internacional para Melhor Curta: Spi
Menção Especial: Under the Wave Off Little Dragon
Grande Prêmio Internacional do Júri para Melhor Filme no Generation 14Plus: Chicas Tristes
Menção Especial: Matanpanki
Prêmio Especial do Júri Internacional para Melhor Curta 14plus: The Thread
Menção Especial Generation 14Plus: Memories of a Window
Os prêmios acima foram dados pelo júri: Khozy Rizal, Lena Urzendowsky e Kim Yutani.


