Fed mantém taxa de juros dos EUA inalterada, na faixa entre 3,50% e 3,75%

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) manteve taxa dos Fed Funds (como é conhecida a taxa de juros dos Estados Unidos) na faixa entre 3,50% e 3,75% ao ano, segundo comunicado divulgado no período da tarde desta quarta-feira, 28. O movimento era amplamente esperado por analistas consultados pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

O BC norte-americano decidiu pela manutenção de juros nesta quarta-feira após três reduções seguidas no ano passado – em setembro, outubro e dezembro.

Decisão não foi unânime

A decisão do FOMC do Fed de manter inalterada a taxa básica de juros não foi unânime. Dois dirigentes com direito a voto – os diretores Stephen Miran e Christopher Waller – divergiram da decisão.

Miran, que também ocupa a presidência do Conselho de Assessores Econômicos Casa Branca e já criticou diversas vezes o nível elevado das taxas, votou por uma redução de 0,25 ponto porcentual (pp).

Waller, um dos cotados a substituir Jerome Powell na presidência do Fed, também votou pela redução nos juros no mesmo montante.

Outras taxas

O FOMC do Fed manteve também a taxa sobre compulsórios em 3,65% e a taxa de desconto em 3,75%.

Segundo o comunicado da instituição, o Fed também determinou que a mesa de operações do Fed de Nova York siga realizando operações compromissadas overnight a 3,75% e operações compromissadas reversas overnight a 3,50%, com limite diário de US$ 160 bilhões por contraparte.

Além disso, o banco central seguirá comprando títulos do Tesouro de curto prazo (bills) e de títulos de três anos ou menos, se necessário, para assegurar nível adequado de reservas no sistema financeiro.

O Fed também rolará integralmente os vencimentos de Treasuries e reinvestirá pagamentos de principal de títulos de agências em T-bills.

Avatar photo

Por Redação Folha de Guarulhos.

Deixe um comentário