O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado neste domingo, 9, foi marcado por temas sociais e culturais. As provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas apresentaram questões que discutiram variação linguística, representatividade negra, mitologia grega e pressão estética sobre mulheres.
O tema da redação foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, segundo informou o Ministério da Educação (MEC). Mais de 4,8 milhões de alunos estão inscritos para esta edição, aplicada também no próximo domingo, 16.
Pressão estética e representatividade
Entre as questões mais comentadas da prova de Linguagens, uma chamou atenção ao tratar da pressão estética sobre mulheres, citando comentários feitos à atriz Margot Robbie e à brasileira Paolla Oliveira.
“A questão trouxe à tona um debate importante sobre o controle social exercido sobre os corpos femininos”, afirmou a professora de Linguagens do Elite Rede de Ensino, Thatiane Hecht.
A prova também destacou a diversidade cultural e linguística do país, com uma questão sobre o uso da palavra “canjica” em diferentes regiões do Brasil. “Esta temática, por sua natureza, pode despertar o interesse dos estudante”, avaliou Arturo Chiong, professor de Linguagens do Curso Anglo.
Segundo ele, o exame manteve o perfil de discutir questões sociais e de valorizar a pluralidade do português brasileiro.
Outro item explorou a obra do artista Dalton Paula, exposta no Museu de Arte de São Paulo (MASP), que retrata pessoas negras. “Os quadros de Paula retratam pessoas negras nomeadas, conferindo-lhes protagonismo e identidade, em contraste com representações anteriores que as omitiam ou as retratavam de forma genérica”, observou Chiong.
Ainda na prova de Linguagens, uma questão comparou os doze trabalhos de Hércules, da mitologia grega, à realidade do trabalhador brasileiro contemporâneo, que muitas vezes precisa conciliar múltiplas atividades para sobreviver. “Essa analogia, que compara as dificuldades enfrentadas pelo herói com a situação socioeconômica de muitos brasileiros, pode sensibilizar o estudante para as questões sociais”, completou o professor.
Chiong destacou ainda que o nível de dificuldade correspondeu às expectativas. “A seção de Língua Portuguesa incluiu 11 questões que exploraram textos verbais e não verbais, com ênfase no gênero crônica. Além disso, foram abordados o simbolismo, características do Romantismo e o emprego de sonetos”, avaliou.
“Os temas propostos nesta edição foram relevantes e atuais, englobando questões de gênero, preconceito étnico e saúde emocional, aspecto de grande importância para a juventude contemporânea”, concluiu.
Humanas teve destaque para História e Sociologia
Na área de Ciências Humanas, a percepção foi de uma prova com interpretação de texto predominante, mas com questões mais exigentes em História e Sociologia.
“Muito interessante, mas muito frágil também, olhando agora a prova de Humanas”, avaliou Raphael Kapa, orientador pedagógico do Colégio Andrews. “Você tinha ali, literalmente, algumas questões que caberiam muito mais à interpretação plena de texto, própria da prova de Linguagens, do que à prova de Humanas. Algumas de Paulinho da Viola, algumas de Clarice Lispector, cujo desenho estava mais estruturado para Linguagens.”
Ainda assim, segundo ele, História voltou a exigir conteúdo de sala de aula. “Foi preciso ter realmente uma boa base. Inclusive, havia algumas questões que os alunos podem achar ‘pegadinhas’, mas não são. Eu destaco uma sobre Getúlio Vargas e Carlos Lacerda”, disse.
Kapa também destacou o aparecimento de temas clássicos, como as grandes navegações. “Além disso, apareceram temas de grandes navegações, sem parecer que eram grandes navegações, e alguns autores sobre os quais as pessoas costumam ter uma visão superficial, o que não deveriam ter. Por exemplo, Adam Smith falando de empatia, né? Então, foi uma prova mais robusta na área de História.”
De acordo com o professor de História da Escola SEB Lafaiete, Pedro Zonta, a edição deste ano teve “presença maior de História do que no ano passado”, com forte interdisciplinaridade entre História, Sociologia, Filosofia e Geografia. Ele destacou a abordagem de temas raciais, culturais e religiosos, apontando que o Enem “trouxe um certo assunto que não aparece muito, que é religião”, com três questões que trataram de cristianismo, judaísmo e islã, além de uma sobre religiões de matriz africana e suas relações com o racismo no Brasil.
Segundo Camila Feitosa, professora e coordenadora de História do Elite Rede de Ensino, o item exigia interpretação mais elaborada. “Essa foi uma questão um pouco mais complexa de ser trabalhada. Ela vem muito sob a perspectiva do conhecimento, trazendo um processo de construção de habilidades a partir disso – a ligação entre os textos sagrados, a dimensão religiosa, a ciência e o poder”, explicou.
A docente destacou ainda que a proposta “trabalha não apenas o conhecimento em si, mas também o seu uso como forma de controle”. De acordo com ela, “são três textos: o último é do Alcorão, há uma menção a Moisés e também a outro personagem bíblico. A ideia central é justamente essa relação entre religião, ciência e poder.”
Zonta observou ainda que, embora o conteúdo tenha sido diversificado, “não é uma prova com muita novidade”. Segundo o professor, História do Brasil teve pouca presença, com apenas uma questão sobre a passagem da monarquia para a república, algumas sobre história colonial e uma sobre Era Vargas, sem menções à ditadura militar.
Para Kapa, a prova de Filosofia manteve a tradição de relacionar pensadores clássicos a dilemas atuais. “Continuaram os pensadores clássicos, trazendo alguns paralelos contemporâneos, sempre uma prova bem dialógica”, observou.
Já Geografia teve “bastante peso na geografia física, com questões bem técnicas e boas”, e Sociologia foi a disciplina “que mais apareceu mesmo, em relação ao resto do ano”, completou Kapa.
Entre os itens mais comentados do Enem 2025, uma questão de Ciências Humanas gerou debate ao tratar da desapropriação da fazenda Cabaceiras, no sul do Pará, por casos de trabalho análogo à escravidão, crimes ambientais e por ferir a função social da propriedade privada, prevista na Constituição de 1988.
Para a professora de Filosofia e Sociologia do Elite Rede de Ensino, Larissa Vitória, o tema “é um pouco polêmico”. “Também poderíamos falar que a questão sobre a desapropriação da fazenda Cabaceiras no sul do Pará por situações de trabalho análogo à escravidão, somada a crimes ambientais e por ferir a função social da propriedade privada garantida em constituição de 1988 é um pouco polêmica”, avaliou.
A coordenadora de Geografia do Elite Rede de Ensino, Juliana Przybysz, acrescentou que o assunto costuma gerar divergências. “Essa questão traz uma coisa que falamos sempre em sala de aula: desapropriação é uma questão legal, pois tem relação com a função social da terra. Ela se torna polêmica porque envolve toda uma questão agrária”, afirmou.
A professora também destacou que a prova estava contextualizada com a COP30, trazendo “muitas questões relacionadas a fontes de energia, impactos ambientais e sustentabilidade”. Segundo ela, o exame apresentou “uma coisa muito forte de fontes de energia e de impactos ambientais, sustentabilidade, muito ligada ao conceito que nós estamos trabalhando agora de ter toda essa questão relacionada à COP30”.
A proposta de redação, “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, levou os candidatos a discutir temas como qualidade de vida, políticas públicas e preconceito etário. O segundo dia de provas do Enem será aplicado no próximo domingo, 16, com questões de Matemática e Ciências da Natureza.


