O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, acompanhou nesta sexta-feira, 23, a inclusão de um modelo do Tera, um carro da Volkswagen, como parte do programa Carro Sustentável do Mover. O evento se deu na Concessionária Santa Emília da Volks, em Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo.
Na cidade, o ministro visitou também a concessionária Rodonaves, da Iveco, Alckmin destacou os benefícios do programa Move Brasil, que busca renovar a frota brasileira de caminhões de modo eficiente, seguro e sustentável. Ali ele anunciou financiamento de R$ 10 bilhões para a renovação da frota de caminhões no País. Foi o primeiro compromisso do vice-presidente no município.
Sobre o Tera, Alckmin disse que “é um carro flex, fabricado no Brasil, com IPI zero e reciclabilidade de 80% que não emite mais do que 83 gramas de gás carbônico por quilômetro”.
O programa Mover criou a modalidade de Carro Sustentável, em que veículos compactos com alta eficiência energética-ambiental e fabricação nacional contam com o IPI zerado. A venda desses veículos no varejo teve aumento de 51,5%.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a medida alia preocupação ambiental com justiça social, uma vez que veículos econômicos e menos poluentes passam a contar com alíquotas menores, o que já permitiu a redução de preços desses veículos em até R$ 13 mil.
“O programa Carro Sustentável é um sucesso, com as concessionárias vendendo mais e garantindo maior segurança automotiva em nossas estradas, uma grande novidade”, destacou Alckmin.


