O desabafo de Júlia Gomes sobre episódios de exclusão nos bastidores da novela Chiquititas abriu espaço para uma onda de relatos por parte de ex-colegas de elenco. Atrizes que participaram da mesma temporada da trama infantil, exibida pelo SBT, vieram a público contestar a versão de Júlia e revelar comportamentos que, segundo elas, justificariam o afastamento na época.
Gabriella Saraivah, que interpretou a personagem Tati, publicou um vídeo em que afirma ter achado “engraçado” o relato da colega. “É fácil se fazer de coitada e não contar o que você fazia para você não ser amada por todos”, disse. A atriz afirmou que, apesar de reconhecer que as pessoas evoluem, algumas atitudes da época não podiam ser ignoradas. “Tinha coisa que não dava para relevar”, completou.
Entre os episódios relatados por Gabriella, está uma situação em que Júlia teria humilhado uma colega ao comparar roupas. “Ela perguntou de onde era a roupa da menina e, quando soube, respondeu: ‘nossa, coisa de pobre, as minhas vêm tudo dos Estados Unidos’. A menina chorou”, contou. Gabriella também relatou casos em que Júlia teria dado em cima de meninos de quem as amigas do elenco gostavam. “São comportamentos que criança não finge gostar. Criança é sincera”, afirmou.
Amanda Furtado, que interpretou a boneca Laura, também se manifestou nas redes sociais e disse que ouviu da colega que deveria ficar longe de seu celular, pois “não teria dinheiro para pagar outro.”
Ela apagou a publicação. Depois, disse que o fez “por preguiça de comentários chatos” e reforçou que as pessoas “evoluem e crescem”. “Foi um desabafo de indignação momentânea. Não vou dar mais trela para situação de 10 anos atrás”, escreveu.
Anna Livya Padilha, que deu vida à personagem Janu, compartilhou seu relato sobre os bastidores. Ela afirmou que precisou fazer terapia após vivências no set e detalhou um episódio de humilhação. “Ela me humilhou por ser ‘pobre’, porque eu estava usando uma blusa que, segundo ela, era ‘marca de pobre’. Disse que eu não sabia o que era usar roupa de marca”, relatou.
O que disse Júlia Gomes
O caso ganhou repercussão após Júlia, hoje com 23 anos, afirmar que foi excluída pelos colegas de elenco. “Me excluíam do elenco. Hoje é uma coisa que não estou nem aí, mas na época era muito forte para mim”, disse em entrevista ao programa Hora do Date.
A atriz especulou que o afastamento poderia estar relacionado à sua experiência anterior na televisão. “Eu acho que como eu já tinha vindo de outra emissora, como eu já trabalhava há mais tempo do que algumas crianças que entraram no elenco, isso acabou… Sabe quando a criança é maldosa? Quer excluir o outro?”, declarou.
Júlia afirmou que esperava encontrar amigos no ambiente de trabalho, mas se decepcionou. Ela atuou na mesma temporada que Giovanna Grigio, Gabriel Santana, Raissa Chaddad, Sophia Valverde, Cinthia Cruz e Júlia Olliver.