COP-30 tem obras inacabadas antes da Cúpula de Líderes

Na véspera da abertura da Cúpula de Líderes, que acontece em Belém, a partir desta quinta-feira, 6, o recinto que vai receber 57 chefes de Estado ainda passava por obras. O Estadão questionou a secretaria extraordinária da COP-30 sobre o atraso das obras, mas não obteve resposta.

Na chamada “zona azul” da Organização das Nações Unidas (ONU), onde acontecem as negociações climáticas e reuniões da Cúpula de Líderes, operários ainda finalizam a montagem do espaço reservado para os presidentes na quarta-feira, 5.

Na área reservada para a Cúpula de Líderes, além de um espaço de convivência dos chefes de Estado, há uma espécie de gabinete presidencial, de onde Luiz Inácio Lula da Silva despachará quando necessário.

Há expectativa de que ao chegar os líderes façam uma foto de cumprimento com Lula e depois sejam direcionados para o espaço de convivência antes de ingressarem nas reuniões, que ocorrerão em plenárias. Esses locais são isolados da imprensa e das demais estruturas da COP-30.

Fora do caminho por onde passarão as comitivas presidenciais, as obras estão mais atrasadas. Na entrada comum da zona azul, boa parte dos pavilhões dos países está em construção. Em outras COPs, muitos presidentes costumavam visitar e participar de agendas nos espaços de seus países, o que não deve ser possível desta vez.

*Enviada Especial

Avatar photo

Por Redação Folha de Guarulhos.

Deixe um comentário