A Secretaria para Assuntos de Segurança Pública (Sasp) de Guarulhos promoveu, na tarde de quarta-feira (26), uma importante reunião com o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Segurança Pública (FMSP). O encontro, que ocorre periodicamente, tem como objetivo a prestação de contas e a discussão sobre a aplicação dos recursos do fundo, fundamental para o fortalecimento das políticas de segurança pública no município.
O FMSP foi criado pela Lei 7.815/2019, com natureza orçamentária, financeira e contábil, e é vinculado à Sasp. O secretário da pasta, Gilson Hélio Jesus dos Santos, é o responsável pela autorização de despesas, movimentação de contas e transferências financeiras do fundo. Durante a reunião, foram discutidos os recursos disponíveis, sua origem e a melhor forma de utilizá-los para melhorar a segurança da cidade.
O orçamento do FMSP é composto por uma série de fontes, incluindo recursos de dotação orçamentária específica do município, alienação de bens móveis e imóveis inservíveis utilizados pela Guarda Civil Municipal (GCM), transferências de outras entidades públicas, doações de campanhas, taxas e contribuições relacionadas à segurança pública, entre outras.
“O conselho gestor tem a finalidade de promover a fiscalização do fundo e, por isso, as reuniões são essenciais para definir a aplicação dos recursos e propiciar o desenvolvimento de uma política de segurança pública municipal eficiente”, explicou o secretário Hélio, que presidiu a reunião.
Diversos representantes das forças de segurança e entidades locais participaram do encontro, incluindo Edson Silveira, delegado de polícia do 2º DP; o major da PM Willian Gelonezze Ramos, do CPA/M7 – 15º BPM; o 3º sargento da PM Paulo Ronaldo Florentino, do Corpo de Bombeiros; e o cabo da PM Andréia Tonim, do 5º Grupamento de Bombeiros. Também marcaram presença representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação dos Empresários de Cumbica (Asec), da Associação dos Guardas Civis Municipais de Guarulhos (AGCMG), além de membros da Sasp e da Secretaria da Fazenda.
O encontro reafirma o compromisso da Prefeitura de Guarulhos com a transparência na gestão dos recursos destinados à segurança pública e a importância do diálogo entre os diferentes setores da sociedade para o aprimoramento da segurança na cidade.