Pessoas com deficiência visual participam de encontros do Clube do Livro na Biblioteca Monteiro Lobato

O Clube do Livro, grupo de leitura online do projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis), da Prefeitura de Guarulhos, formado por pessoas com deficiência visual, promoveu nesta quarta-feira (14) um encontro presencial para debater o livro Os Miseráveis, do francês Victor Hugo, em adaptação de Walcyr Carrasco. A atividade aconteceu no Espaço Braille da Biblioteca Monteiro Lobato, na rua João Gonçalves, 439, no Centro.

A obra, que narra a trajetória de um ex-prisioneiro em busca de redenção em meio a um contexto de miséria e desigualdade social, foi discutida pelos participantes, que destacaram os trechos de que mais gostaram e as lições extraídas da leitura.

Adriana Santos Benedito, de 52 anos, casada e mãe de uma filha, tem baixa visão, cegueira central e fibromialgia. Aposentada da profissão de manicure, ela contou que se identificou especialmente com o trecho que aborda o romance do casal de personagens, por apreciar histórias de amor.

Já a voluntária Estefânia Zonaro, responsável pela leitura do livro e pelo envio dos áudios ao grupo por meio do WhatsApp, avalia a obra como um retrato histórico da Revolução Francesa sob a perspectiva de pessoas comuns, em que os acontecimentos históricos servem de pano de fundo para a vivência dos personagens.

Segundo a subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia, o Clube do Livro reforça a importância de garantir o acesso à cultura e à literatura a todas as pessoas. A leitura acessível estimula a autonomia, a troca de experiências e amplia a compreensão de mundo, fortalecendo vínculos e a participação social das pessoas com deficiência visual. Trata-se de uma iniciativa que une inclusão, conhecimento e senso de pertencimento.

Avatar photo

Por Redação Folha de Guarulhos.

Deixe um comentário