Câmara de Guarulhos realiza audiência pública para discutir pedágio na Via Dutra

A Câmara Municipal de Guarulhos promoverá, no dia 3 de junho, a partir das 13h, uma audiência pública no Plenário para debater a implantação do pedágio no sistema Free Flow na Via Dutra, no trecho que passa pela cidade. A iniciativa é das Comissões de Defesa do Consumidor e de Trânsito e Transportes.

O vereador Alemão do Transporte (DC), presidente da Comissão de Trânsito, afirmou que a expectativa é garantir a isenção da tarifa para os moradores de Guarulhos. Ele também demonstrou preocupação com as multas aplicadas aos motoristas que não efetuarem o pagamento.

O vereador Guto Tavares (PDT), que preside a Comissão de Defesa do Consumidor, ressaltou o impacto do pedágio no custo de vida local. Segundo ele, os motoristas que não tiverem a TAG deverão se cadastrar no site da concessionária para gerar o boleto e efetuar o pagamento, já que a cobrança será eletrônica. Guto pretende analisar essa situação sob a ótica do Código de Defesa do Consumidor.

A cobrança será realizada na pista expressa da rodovia, o que, segundo Alemão, pode aumentar o fluxo de veículos na via local, afetando diretamente o transporte público. Os vereadores reforçam a importância da participação da Câmara na discussão para evitar prejuízos à população.

Estão convidados para a audiência representantes da CCR Nova Dutra, ANTT, Polícia Rodoviária Federal, Ministério dos Transportes, Procuradoria da República, Procon e prefeituras de Guarulhos, São Paulo, Arujá e Itaquaquecetuba.

Avatar photo

Por Redação Folha de Guarulhos.

Deixe um comentário