Prefeitura dá início a curso de confecção de bolsas em crochê na Casa da Mulher Haroldo Veloso

A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres deu início nesta quinta-feira (25) ao curso de confecção de bolsas em crochê, com uma turma formada por 25 mulheres atendidas pela Casa da Mulher III – Haroldo Veloso. A atividade terá mais quatro encontros ao longo das próximas semanas e tem como finalidade promover a geração de renda, a autonomia feminina, a igualdade de gênero, além de bem-estar e acolhimento.

As aulas são ministradas pela servidora da pasta Rosiléia Santos e contemplam conteúdos como tipos de pontos, moldes de bolsas, confecção de bolsas em tela, crochê com fio de malha e fio náutico, além de orientações sobre materiais, adereços e precificação.

A aposentada Detina Oliveira Nascimento, de 74 anos, ex-copeira do Aeroporto Internacional de Guarulhos, pratica crochê há cerca de dez anos. Casada, mãe de quatro filhos e avó de quatro netos, ela destaca que o artesanato lhe proporciona distração e bem-estar. A participação no curso visa ampliar seus conhecimentos e possibilitar uma renda complementar.

Já Erodithe Martimiano, de 72 anos, moradora do Jardim São João e aposentada como cobradora de ônibus, buscou o curso para aprender novas técnicas, aproveitando o retorno do crochê às tendências da moda, com o objetivo de obter renda extra.

Erodithe começou a fazer crochê aos sete anos, quando vivia em Fernandópolis, no interior paulista, época em que o próprio pai confeccionava agulhas com arame. Atualmente, ela produz jogos de tapetes em crochê, que comercializa para amigas e conhecidos.

Segundo a subsecretária Vanessa de Jesus, o curso proporciona a 25 mulheres a chance de aprender, compartilhar experiências e transformar conhecimento em fonte de renda. Histórias como as de Detina e Erodithe demonstram que nunca é tarde para aprender e se reinventar. A Subsecretaria segue empenhada em fortalecer, valorizar e apoiar as mulheres do município.

A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres faz parte da Secretaria de Direitos Humanos.

Avatar photo

Por Redação Folha de Guarulhos.

Deixe um comentário