Pnad surpreende positivamente, revelando um mercado de trabalho mais resiliente, avalia Itaú

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) surpreenderam positivamente, revelando um mercado de trabalho mais resiliente, avalia o Itaú Unibanco. Além disso, o avanço nos salários corrobora este cenário, diz.

“Os salários reais efetivos subiram 0,7 ponto porcentual, também reforçando a continuidade do dinamismo do mercado de trabalho”, cita em relatório, assinado pelas economistas Natalia Cotarelli e Marina Garrido.

Com ajuste sazonal, a taxa de desemprego caiu para 5,6% ante 5,8%, calculam. O movimento foi impulsionado pelo aumento do emprego formal com estabilidade no setor informal, juntamente a uma taxa de participação relativamente estável, explicam.

No dado original, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego atingiu 5,2% no trimestre concluído em novembro, abaixo da projeção do Itaú e da mediana encontrada em pesquisa feita pelo Projeções Broadcast, de 5,4%.

Segundo o Itaú, queda do nível de desocupação foi resultado do aumento do emprego (+0,3% na variação mês contra mês, com ajuste sazonal), apesar do aumento da força de trabalho (+0,1% na mesma comparação).

Avatar photo

Por Redação Folha de Guarulhos.

Deixe um comentário