Silveira: Refinaria Abreu e Lima ajudará Brasil a ter superávit na produção de GLP em 10 anos

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, avaliou nesta terça-feira, 2, que a Refinaria Abreu e Lima (RNEST) ajudará o Brasil a se tornar superavitário na produção de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) nos próximos 10 anos. Ele participou de evento sobre a ampliação da capacidade de processamento da refinaria, com as obras do segundo conjunto de unidades (chamado de trem 2). O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve presente.

Segundo informação da Petrobras, cerca de R$ 12 bilhões serão investidos para a conclusão do trem 2 e demais atividades de manutenção do trem 1.

A perspectiva é que a ampliação eleve significativamente a produção de derivados, especialmente diesel S-10, além de gasolina, GLP e nafta.

Ou seja, isso contribuirá para reduzir a necessidade de importações desses produtos. “Quando o Trem II estiver operando, vamos dobrar a capacidade de refino, indo a 260 mil barris por dia. Abreu e Lima se tornará a segunda maior refinaria da Petrobras”, argumentou Silveira em seu discurso.

Também nesta terça, o ministro comentou que o preço do diesel na bomba está 36% mais barato que dezembro de 2022. Já a gasolina está 22% mais barata que dezembro de 2022. Ele relatou os números para fazer contraponto em relação aos patamares verificados no fim do governo anterior.

Avatar photo

Por Redação Folha de Guarulhos.

Deixe um comentário