O Salão do Automóvel de São Paulo 2025, que acontece entre os dias 22 e 30 de novembro no Distrito Anhembi, retorna após sete anos de hiato. O evento traz 25 marcas e mais de 300 carros em exposição.
Em sua 31ª edição, a organizadora RX, espera receber mais de 700 mil visitantes, apostando na força do próprio nome do Salão de São Paulo e na exposição de marcas já tradicionais ao lado de outras que são novidade para o público brasileiro.
“Nos mais de 60 anos de história do evento, esta edição será recorde em número de marcas participantes”, diz Igor Calvet, presidente da Anfavea.
Gerente executivo da mostra, Thiago Braga Ferreira, destaca a importância e a tradição da exposição para o setor: “Esta edição simboliza o reencontro do público com o Salão do Automóvel, evento que sempre representou a paixão dos brasileiros por carros, tecnologia e inovação”.
Diante de tantas novidades, o Jornal do Carro traz a seguir guia completo das marcas e modelos que estarão no evento:
Marcas tradicionais
Fiat
A montadora italiana, com fabrica carros no Brasil desde 1976, promete um carro-conceito inédito. Já o Abarth 600e Scorpionissima, SUV elétrico, deverá ser a segunda grande atração.
Honda
O recém-lançado Honda WR-V deverá ser o destaque da marca japonesa. O Civic Type R e o HR-V provavelmente completarão o estande.
Peugeot
A marca francesa que é parte da Stellantis aposta nas versões híbridas do 208 e do 2008, procurando demonstrar um ganho de eficiência dos modelos 2026, especialmente dentro da cidade.
Renault
O destaque da montadora francesa é o lançamento do Renault Boreal R Pass, nova configuração do SUV médio, Em segundo plano temos: Koleos, Kardian e Niagara Concept Car.
Citroën
A Citroën deverá apresentar dois SUVs, o Aircross XTR e o Basalt Dark, além do C3 XTR, um hatch compacto aventureiro, com novos elementos visuais.
Toyota
A japonesa deverá focar no Yaris Cross, SUV compacto que chega com configuração híbrida flex. Outros modelos que podem ter espaço de destaque são Toyota Corolla Hybrid, Gr-Corolla, SW4, RAV4 e Hilux-cabine-dupla.
Hyundai
O Creta N Line, deverá ser a aposta para o mercado de SUVs compactos, como versão mais esportiva do SUV. Sucesso de vendas e perto de renovação, o HB20 pode ter espaço de destaque.
Mitsubishi
A Mitsubishi poderá ter o Eclipse Cross, visando uma versão elétrica para competir no mercado, e a L200, uma picape robusta 4×4 que tem destaque no desempenho fora da estrada. Outros modelos cotados são a Pajero Sport e o Outlander.
Kia
O Kia Sportage deverá ser a atração principal, com motorização híbrida-leve (MHEV), demonstrando o interesse da marca em oferecer mais opções eletrificadas. Podem também estar no Salão a Carnival, minivan que resiste contra a enxurrada de SUVs no mercado; o Stonic e o Niro, modelos híbridos, além dos elétricos EV5 e EV9.
Jeep
O Jeep Avenger seria a grande novidade. O SUV compacto deverá chegar ao Brasil no ano que vem como modelo de entrada da marca – posição que hoje pertence ao Renegade. O Compass também pode ganhar destaque no estande da Jeep em versões híbridas e elétricas.
Omoda & Jaecoo
Recém-chegada ao Brasil, a Omoda & Jaecoo, iniciou suas atividades em abril deste ano. Seus destaques são seus SUVs de porte médio: Omoda E5, elétrico; e o Jaecoo 7, híbrido plug-in.
RAM
A nova Ram Dakota deverá ser a atração principal da marca, sendo exibida pela primeira vez ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, mirando o início das vendas no próximo ano. Rampage, 1500, 2500 e 3500 são outros possíveis destaques.
Marcas novas no Brasil
Entre as montadoras recém-chegadas ao Brasil existem algumas que já estão comercializando seus veículos há algum tempo e outras que ainda estão em período de pré-lançamento.
Marcas que iniciaram suas vendas no Brasil recentemente:
BYD
A montadora Chinesa, fundada em 1995, chegou ao Brasil em 2013 e hoje já é a oitava em vendas, à frente de empresas mais tradicionais como Honda, ganhando cada vez mais o gosto do público. A BYD deverá trazer novidades para a picape Shark.
GWM
A GWM está no Brasil desde 2022, com vendas iniciadas no ano seguinte. A marca deverá expor a picape média Poer P30, o SUV Wey 07 e o Haval H9, SUV de 7 lugares.
Caoa Chery
O grupo Caoa nasceu em 1979 como uma revendedora de automóveis da Ford, em 1992 passou a ser a importadora da Renault no País e nos anos 2000 consolidou-se como montadora oficial da Hyundai. Em 2017, nasce a Caoa Chery, parceria entre o grupo brasileiro e a montadora chinesa em solo nacional. A grande novidade para o Salão deverá ser o Tiggo 9, como maior SUV da marca no país e contando com motor híbrido.
Lexus
A Lexus é a marca de luxo da Toyota, que chegou ao Brasil oficialmente em 2012, focada no mercado premium e em modelos elétricos e híbridos. O estande da marca deve trazer o sedã ES 300h e os SUVs NX 350h e UX 300h, além do NX 450h+, nova versão híbrida plug-in, e do RX 450h+.
Marcas que iniciaram recentemente ou ainda começarão a vender oficialmente no Brasil:
MG Motor
A MG Motor está de volta ao Brasil após breve passagem entre 2011 e 2013, apostando em carros cem por cento elétricos. A reestreia será no Salão do Automóvel, com três modelos: MGS5, MG4 e MG Cyberster.
Denza
Marca de luxo da BYD, a Denza, chegará de fato ao mercado brasileiro no início de 2026, mas já busca se conectar com o público ao apresentar seus modelos no Salão de São Paulo. A marca vai mostrar a B9, van híbrida de sete lugares; o esportivo Z9 GT, além do SUV B5, híbrido ou plug-in de luxo.
Caoa Changan
A Caoa Changan será apresentada ao público brasileiro no Salão do Automóvel deste ano, com vendas previstas para 2026. Grandes concorrentes na China, Chery e Changan estarão dentro do mesmo grupo no Brasil. A princípio a Changan deverá apresentar três SUVs: Uni-T, CS75 e Avatr 11; com o último sendo elétrico.
GAC Motor
A fabricante chinesa, GAC Motor, chegou ao país recentemente, em maio deste ano. A aposta se concentra nos carros eletrificados – os SUVs elétricos Aion V, Aion Y e Hyptec HC, além do híbrido GS4. Os dois primeiros são utilitários esportivos de porte médio, enquanto o Hyptec HC representa o segmento premium, com dimensões maiores. Já o GS4 é um SUV híbrido de porte médio.
Geely
A Geely, acabou de chegar ao Brasil neste mês de novembro anunciando a compra de parte da Renault no país, de forma que terá seus carros montados na fábrica nacional da empresa francesa. Sua entrada no País será marcada pelo exibição no Salão do Automóvel, com o EX2, um dos elétricos mais baratos no mercado nacional.
Leapmotor
A chinesa Leapmotor, iniciou suas atividades no começo deste mês de novembro. Sendo mais uma marca tutelada pela Stellantis no Brasil, além das já conhecidas Fiat, Jeep, Citroën, RAM e Peugeot. O estande deve expor os SUVs: Leapmotor C10, com modelos híbrido e elétrico; e Leapmotor B10, elétrico.
Lecar
A Lecar é uma fábrica cem por cento nacional de veículos híbridos e elétricos. Autoapelidada de “Tesla brasileira”, a empresa promete começar a vender seus veículos no meio de 2026, ainda que exista muito ceticismo em torno da operação. Em destaque no Salão do Automóvel estará o 459, um SUV híbrido-flex. O público também deverá conhecer o Lecar Campo, picape híbrida-flex.
Principais ausências do Salão do Automóvel
O Salão do Automóvel volta com força. Contudo, algumas ausências tendem a ser sentidas, como: Volkswagen, Chevrolet, Ford e Nissan. Montadoras do segmento premium ou foco em esportivos também deverão fazer falta, como Audi, BMW, Ferrari, Mercedes-Benz, Jaguar, Land Rover e Volvo.
Exposição de motocicletas
A Suzuki deverá participar da edição deste ano com a exposição principalmente de motocicletas e quadriciclos, sem confirmação até o momento de automóveis. Caso contrário, uma aposta seria o Suzuki e-Vitara, modelo cem por cento elétrico, que deve estar nas concessionárias entre o final de 2025 e o começo de 2026.
A Vespa também está confirmada, com a exposição de suas famosas scooters.


