Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos prestaram socorro a um bebê de sete meses na noite do último sábado (19), no Jardim Adriana. A criança, que estava engasgada e sem sinais de respiração, foi reanimada graças à rápida aplicação da manobra de desengasgo pelos guardas.
Por volta das 23h, os pais da criança chegaram desesperados à base da GCM, localizada na rua João Gomes, pedindo ajuda. O bebê encontrava-se inconsciente e sem respirar. Imediatamente, os agentes iniciaram os procedimentos de primeiros socorros e conseguiram desobstruir as vias respiratórias do menino, que voltou a chorar — sinal de que havia retomado a respiração. Após o atendimento inicial, os pais o levaram à UPA Taboão, onde ele foi avaliado e liberado.
A atuação bem-sucedida foi possível graças à capacitação contínua dos profissionais da GCM, que participam regularmente de treinamentos voltados ao atendimento de emergências. Casos como esse, que ocorrem com frequência, reforçam a importância da preparação técnica da corporação para salvar vidas em situações críticas.