O documentário Para Vigo Me Voy!, sobre a vida e a obra do cineasta Carlos Diegues, conhecido como Cacá Diegues, estreará no Festival de Cannes, que ocorre entre os dias 13 e 24 de maio.
Com direção de Lírio Ferreira e Karen Harley, a produção também concorre ao Olho de Ouro, prêmio de melhor documentário do festival francês. Em 2023, o documentário sobre o também cineasta brasileiro Nelson Pereira dos Santos, Uma Vida de Cinema (com direção de Aída Marques e Ivelise Ferreira), esteve presente na categoria.
O enredo de Para Vigo Me Voy!, coprodução da Globo Filmes com a GloboNews, é, de acordo com os produtores, uma “viagem cinematográfica pela trajetória de Cacá Diegues”, que explora a trajetória do cineasta por intermédio de seus filmes e de sua vida pessoal.
Com entrevistas feitas em mais de seis décadas de carreira de Diegues, a obra também mostra a própria evolução do audiovisual brasileiro e faz uso de imagens inéditas das filmagens de longas como Bye Bye Brasil e do inédito Deus Ainda É Brasileiro 2.
IMORTAL
Cacá Diegues, uma das figuras mais conhecidas do cinema brasileiro, morreu aos 84 anos em 14 de fevereiro. Conhecido também por obras como Xica da Silva e Deus É Brasileiro foi imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e, ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman e Paulo Cesar Saraceni, foi um dos idealizadores do movimento Cinema Novo.
O filme brasileiro O Agente Secreto, de Kleber Machado Filho, concorre à Palma de Ouro em Cannes neste ano.