Barcelona leva susto, mas vira contra o rebaixado Valladolid e joga pressão no Real Madrid

Líder do campeonato, o Barcelona tomou um susto do lanterna e já rebaixado Valladolid, mas conseguiu vencer por 2 a 1, de virada, neste sábado, e deu mais um passo em direção ao título espanhol. A quatro rodadas para o fim do campeonato, o time catalão tem 79 pontos, sete a mais do que o Real Madrid.

O plano do técnico do Barcelona, Hansi Flick, era poupar jogadores sobrecarregados neste final de temporada para dois jogos cruciais nos próximos dias: Inter de Milão, pela semifinal da Liga dos Campeões, na terça-feira, e o clássico com o Real Madrid, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, no dia 11. O rival não poderia ser mais apropriado. Já sem ambições na competição, o Valladolid havia sido goleado por 7 a 0 no primeiro turno.

O roteiro, porém, ganhou contornos inesperados logo aos 6 minutos no estádio José Zorrilla, em Valladolid. Após dois escanteios consecutivos do time da casa, Iván Sánchez finalizou pelo lado direito do ataque. A bola desviou no zagueiro Araujo e tirou totalmente o goleiro Ter Stegen do lance.

O Barcelona tinha a costumeira maior posse de bola (82%) e buscava o empate, mas a maioria das tentativas era bloqueada pela defesa do Valladolid. Aos 38, Flick precisou tirar um de seus titulares do banco. Lamine Yamal entrou no lugar de Rodriguez, contundido. O Barcelona terminou a primeira etapa com apenas três finalizações na direção do gol.

Para a segunda etapa, Hansi Flick voltou com Raphinha no lugar de Ansu Fati e De Jong, no de Pedri. E foi o brasileiro quem empatou o jogo, aos 9 minutos. Ele aproveitou rebatida do goleiro Ferreira após levantamento na área e chutou no canto direito. A virada aconteceu 6 minutos depois. Fermin Lopez, dentro da área, completou cruzamento de Gerard Martin e bateu no canto esquerdo do gol do Valladolid.

Com a lógica restabelecida, o Barcelona não forçou muito para ampliar o placar e até sofreu alguns lances de perigo do Valladolid até o apito final. Com a 25ª vitória no Espanhol, o líder joga pressão no Real Madrid, que neste domingo enfrenta o Celta no Santiago Bernabéu. Se o rival não derrotar o sétimo colocado, o Barcelona garante o 28º título espanhol de sua história com uma vitória no “El Clásico” no estádio Olímpico Lluís Companys, no domingo, com três rodadas de antecedência.

ATLÉTICO TROPEÇA
O Atlético de Madrid complicou ainda mais as suas remotas chances de brigar pelo título do Espanhol ao ficar no empate sem gols com o Alavés, no estádio Mendizorrotza, no início deste sábado. Com o resultado, a equipe do técnico argentino Diego Simeone chegou aos 67 pontos, sustentou a terceira posição na classificação, mas está cada vez mais longe dos líderes.

O Alavés, que faz uma campanha bastante irregular, continua flertando com a ameaçada do rebaixamento. A equipe contabiliza 35 pontos e complicou ainda mais a sua situação ao perder a chance de vencer o jogo diante de seus torcedores.

Após o tropeço, o Atlético de Madrid volta a campo no próximo fim de semana e recebe o Real Sociedad, no sábado, em busca de uma reabilitação. O Alavés entra em campo no dia seguinte e visita o Athletic de Bilbao.

Em um jogo de poucas emoções, a partida ficou marcada por muita disputa no meio-campo e sem grande inspiração ofensiva. Na melhor chance que teve na primeira etapa, Julian Álvarez recebeu cruzamento de Rodrigo De Paul, se livrou da marcação, mas errou o alvo no momento da conclusão.

A situação se complicou ainda mais quando o atacante argentino acabou recebendo cartão vermelho por falta em Garcéz. Com um homem a menos, a equipe de Madri perdeu ainda mais força ofensiva e viu sua chance de vitória diminuir.

Na volta do intervalo, o confronto ficou ainda mais amarrado. Quem teve a melhor chance de balançar a rede foi o time anfitrião já no final do encontro. Kike García arriscou um arremate perigoso e a bola só não entrou graças a uma bela defesa de Oblak, que garantiu o 0 a 0 para o Atlético.

Confira os resultados deste sábado no Espanhol:

Alavés 0 x 0 Atlético de Madrid
Villarreal 4 x 2 Osasuna
Las Palmas 2 x 3 Valencia
Valladolid 1 x 2 Barcelona

Deixe um comentário