Norris supera chuva e prova caótica e vence sprint do GP de Miami de F-1; Botoleto é 15º

******* ATENÇÃO ************ ATENÇÃO ************* ATENÇÃO *****

ATENÇÃO sr. editor, esta retranca atualiza e substitui a enviada às 16h55. Há mudança na classificação de Oliver Bearman, por punição.

***************************************************************

Em uma prova que teve mau tempo como complicador no procedimento de largada, Lando Norris confirmou o bom momento da McLaren e venceu a sprint do GP de Miami de Fórmula 1, neste sábado, em uma corrida que contou com incidentes nos boxes e safety car no final. Seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, ficou em segundo lugar e Lewis Hamilton completou o pódio.

Ao fim da corrida, o Top 10 contou com Alex Albon em quarto lugar, seguido por George Russell, Lance Stroll, Liam Lawson, Olive Bearman, Yuki Tsunoda e Kimi Antonelli. Com sua Sauber, o brasileiro Gabriel Bortoleto foi o 15º.

A largada teve emoção logo nos primeiros metros. Pole position, o jovem italiano Kimi Antonelli foi pressionado na saída e perdeu três posições. Na quarta volta, Piastri assumiu a primeira colocação, seguido do companheiro de McLaren, Lando Norris. Max Verstappen, com sua Red Bull, figurou na terceira colocação.

Russell figurou no quinto posto atrás de Antonelli com Hamilton, da Ferrari, em sexto, seguido de Albon, Alonso, Lawson e Isack Hadjar fechando as dez primeiras posições. Bortoleto ficou em 19º.

A partir da volta 11, os pilotos começaram a ir para os boxes a fim de trocar os pneus. No giro 13, Carlos Sainz Jr., da Williams, teve o pneu furado na pista. Piastri foi para os boxes em seguida e Norris assumiu a ponta.

Restando três voltas para o fim, Alonso bateu forte e foi obrigado a abandonar a corrida sprint. Por conta do acidente com o piloto espanhol da Aston Martin, o safety car precisou ser acionado na volta 16 de um total de 18. Envolvido em um acidente com Antonelli nos boxes, Verstappen sofreu uma punição de dez segundos dos comissários da prova. Assim, apesar de ter terminado a sprint no quarto lugar, caiu para o 17º e último do grid.

A forte chuva no circuito de Miami provocou imprevistos e adiou o horário inicial estabelecido para o começo da prova. No procedimento de largada, os pilotos reclamaram da visibilidade baixa em função do mau tempo e os organizadores optaram pela interrupção.

Em uma prova onde o caos tomou conta da corrida muito em função da chuva, três pilotos não completaram a prova: Alonso, da Aston Martin, Sainz, da Williams, e ainda o monegasco Charles Leclerc, com a sua Ferrari.

Os competidores retornaram para os boxes até que a chuva parou e o estafe do autódromo entrou em ação para tirar o excesso de água da pista para que o início da disputa fosse novamente autorizada.

Os pilotos voltam para a pista de Miami ainda neste sábado para a definição do grid da prova principal, às 17h (horário de Brasília). A corrida está programada para acontecer no mesmo horário, mas no domingo.

Confira o resultado da corrida sprint do GP de Miami:

1º – Lando Norris (ING/McLaren), 36min37s647
2º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 0s672
3º – Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 1s072
4º – George Russell (ING/Mercedes), a 3s127
5º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 3s412
6º – Liam Lawson (NZL/RB), 1min28s375, a 4s024
7º – Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 5s153
8º – Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 5s635
9º – Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 5s973
10º – Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 6s153
11º – Isack Hadjar (FRA/RB), a 7s502
12º – Alexander Albon (TAI/Williams), a 2s522*
13º – Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 8s998
14º – Oliver Bearman (ING/Haas), a 4s024*
15º – Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 9s975
16º – Jack Doohan (AUS/Alpine), a 9s909
17º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 12s059*

Não completaram a prova:
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), 1min27s790
Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), sem tempo
Charles Leclerc (MON/Ferrari), 1min26s808

* Punidos horas após o fim da corrida sprint

Deixe um comentário