Marca de luxo da BYD, Denza logo estará entre nós

A BYD vai expandir ainda mais sua atuação no Brasil. Em breve, a fabricante chinesa começará a trazer carros da Denza, uma de suas várias marcas. A estreia ocorrerá ainda este ano, inicialmente com dois modelos: B5 e D9

A Shenzhen BYD Daimler New Technology surgiu em 2010, por meio de uma parceria da BYD com a Daimler AG, dona da Mercedes-Benz. O objetivo era oferecer elétricos de luxo no mercado chinês.

A BYD entrou com a experiência em modelos a bateria e a alemã com seus conhecimentos de engenharia, segurança e arquitetura elétrica, bem como desenho. O primeiro produto chegou após quatro anos.

Mais tarde, a empresa passou a se chamar Shenzhen Denza New Energy Vehicle e começou uma nova fase com veículos modernos e de diversas carrocerias, com a van D9, os SUVs N7 e N8 e até uma perua elétrica, a Z9. Dá para esperar que os próximos modelos comecem com “A” ou “E”.

No fim de 2024, a BYD assumiu o controle total da marca. Porém, dos mais de 4 milhões de veículos vendidos pela BYD no ano passado, só 120 mil, ou cerca de 3%, foram da Denza.

O B5 é vendido com o nome de outra submarca da BYD, a novata Fang Cheng Bao. Porém, o jipão híbrido plug-in, que vai rivalizar especialmente com o recém-lançado GWM Tank 300, deve ser vendido no Brasil com a marca Denza.

Com visual quadradão, o B5, já deu as caras no Brasil em 2024, no Festival Interlagos. O SUV tem potência de 680 cv.

Além do motor 1.5 turbo a gasolina, há três elétricos. O sistema é igual ao da Shark, com o qual divide plataforma.

Já a van D9 tem 5,25 metros de comprimento e 3,11 m de distância entre os eixos. Seu sistema híbrido é o mesmo do B5. Porém, a potência vai de 300 cv a 380 cv, dependendo da configuração. No caso da opção elétrica, são 407 cv. A autonomia vai de 600 km a mais de mil km, respectivamente.

Deixe um comentário