Opala, Monza e Chevette vão voltar em novo projeto da GM

Os Chevrolet Opala, Monza e Chevette, assim como outros modelos feitos pela GM do Brasil, vão voltar em breve. Porém, não se trata da retomada da produção, mas de um projeto piloto que faz parte da celebração dos 100 anos da companhia no País. De olho em fãs da Chevrolet e colecionadores, o programa, batizado de Vintage, visa restaurar carros antigos. Todos receberão um certificado emitido pelo departamento de engenharia da GM.

Segundo a empresa, já estão em processo de restauro modelos “icônicos da Chevrolet feitos no Brasil nas décadas de 1960 a 1990.” A escolha dos carros levou em conta “sua relevância no mercado de clássicos.” A lista inclui o Opala e o Chevette, além de “picapes emblemáticas”.

Ou seja: a 3100 Brasil, que foi apelidada de Martha Rocha, a primeira geração da S10 e uma C10 com motor V8 do Camaro. Já o Monza é de 1990 e da série Classic SE EF 500, limitada a 5 mil unidades. Trata-se do primeiro Chevrolet com injeção eletrônica feito no País.

O EF 500 é alusivo ao brasileiro Emerson Fittipaldi, que venceu a 500 Milhas de Indianápolis (EUA) em 1989. Não por acaso, o piloto foi garoto propaganda do modelo.

Segundo Rodrigo Mora, colunista da revista Exame e especializado em antigos, serão restaurados dez carros. Fazem parte do grupo um Omega e um Kadett. Ele diz que a concepção dos projetos é da GM, mas a execução ficará a cargo de uma das três oficinas escolhidas previamente.

Conforme Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM América do Sul, o programa vai contemplar restauração e restomod. Ou seja, a reforma que utiliza peça e soluções atuais, como o motor V8 do Camaro na picape C10.

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