A Prefeitura de Guarulhos está com inscrições abertas para o Projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis), que oferece atividades voltadas à autonomia e inclusão de pessoas com deficiência visual. Entre as iniciativas, destacam-se o grupo de leitura via WhatsApp, treinamento de orientação e mobilidade, aulas de cálculos matemáticos com soroban e alfabetização em Braille. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 2414-3685 ou diretamente na sede da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), localizada na Rua Alberto Hinoto Bento, 49, Macedo.
Instituído pela Lei Municipal 7.881/2020, o projeto é coordenado pela SAI, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos. O principal objetivo é promover o empoderamento das pessoas com deficiência visual, assegurando seus direitos, aumentando sua autonomia no dia a dia e ampliando suas perspectivas de inserção no mercado de trabalho.
Grupo de Leitura Promove Reflexão e Socialização
Na última quarta-feira (8), o grupo de leitura do Peis realizou um encontro presencial para discutir o capítulo final do livro “Extraordinário”, da autora R.J. Palacio. A obra, que retrata os desafios de um garoto com deformidade facial, trouxe reflexões sobre preconceito e aceitação. Durante a atividade, os participantes também leram frases em Braille extraídas do livro, fortalecendo a prática da leitura acessível.
Luís Eduardo Próspero, servidor público e coordenador do grupo, destacou a importância da iniciativa para os participantes. “Mesmo no formato virtual, os encontros proporcionam socialização e troca de experiências. O grupo recebe os capítulos em áudio e, nas reuniões, compartilha suas impressões e vivências relacionadas ao conteúdo”, explicou. Ele também ressaltou como essas interações ajudam a criar conexões entre os integrantes.
Participantes Refletem sobre Inclusão
Jéssica Natane Macedo Araújo, moradora do Jardim Presidente Dutra, destacou a relevância do livro para a conscientização sobre preconceito. “A escola é um dos ambientes onde mais acontece bullying, e o sentimento de exclusão é devastador. Precisamos educar as crianças a respeitarem as diferenças e praticarem a gentileza”, disse.
O encontro contou ainda com a participação do professor Matheus Sandre, ex-aluno do projeto e contador de histórias na rede municipal. Ele apresentou a obra “Somos Todos Extraordinários”, versão infantil do livro discutido pelo grupo, encantando os presentes com sua narração.
Desafios e Potencial
Embora o Peis seja uma iniciativa pioneira e impactante, a divulgação limitada ainda representa um desafio. Ampliação das campanhas de comunicação e maior integração com escolas e empresas poderiam atrair mais participantes e parceiros. Além disso, o fortalecimento das ferramentas digitais para atividades remotas pode ampliar o alcance do projeto e beneficiar um número maior de deficientes visuais.
O Peis continua sendo uma referência em ações de inclusão social em Guarulhos, oferecendo não apenas ferramentas práticas, mas também oportunidades para a construção de um futuro mais inclusivo e acessível.